Marketing Digital: Conheça as principais estratégias de venda

Quais as principais estratégias do Marketing Digital?

Para planejar a presença digital de uma empresa, primeiramente é preciso definir um objetivo que deseje alcançar, ou seja, o que esperar do marketing digital. Seguiremos neste artigo apresentando quais as principais estratégias do Marketing Digital que você pode ter no seu negócio.

No Brasil, o número de pessoas conectadas cresce gradualmente, com isso, aumentando o uso da internet para se comunicar, pesquisar, estudar e fazer compras. E por isso, tornou-se imprescindível para que as empresas invistam na sua presença digital.

Contudo, apenas estar na internet não significa ter sucesso na internet. Para ter uma presença digital bem sucedida é necessário ser estratégico, o que requer ter planejamento e métricas. No entanto, se bem feito pode ser mais fácil do que se imagina.

Como atuar com marketing digital?

Sabemos que a internet é um universo vasto e que a tecnologia tende a sempre evoluir, o que nos nos oferece várias maneiras de atuar com marketing digital.

A cada dia temos novas táticas que podem ser adicionadas as dezenas de estratégias já existentes, mas mesmo assim, todas buscam um objetivo comum que é o de fortalecer a marca e ter um bom relacionamento com o público.

Para cada objetivo, é possível trabalhar com estratégias do Marketing Digital específicas. Vejamos a seguir as mais comuns presentes no mercado atual.

Inbound marketing

inbound marketing, conhecido como marketing de atração, tem por objetivo principal atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.

Com essa estratégia, as empresas visam entender mais sobre as dores e as necessidades dos seus clientes em potencial para que a partir disso possam oferecer soluções mais assertivas que o público precisa.

Isso é o oposto do que o marketing tradicional faz, já que no tradicional, o consumidor é passivo e apenas recebe a mensagem. Já no Inbound, o cliente é quem busca pela empresa quando percebe que tem um problema.

Com essa estratégia é possível estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público-alvo, de forma a criar uma audiência mais cativa e fiel, o que pode aumentar seus resultados.

A forma mais comum de atrair o público nesse ponto, é com a produção de conteúdo, ou seja, passar para as pessoas informações relevantes e que ajudam a resolver problemas.

Isso é o que conhecemos como Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Esta é uma das diversas estratégias do Marketing de Conteúdo, que como falado acima, é uma das maneiras mais eficientes de despertar o interesse do público na sua marca.

Oferecer conteúdos e informações relevantes, que tenham um grande valor para o público é o que faz a diferença, e para isso, elas precisam ajudar a resolver seus problemas.

Contudo, é preciso conhecer bem a sua persona, que de uma forma geral, é o perfil de seu cliente ideal.

Tendo isso em mãos, torna-se mais fácil a criação de conteúdos mais direcionados, e que conversam diretamente com as dores do público, e com isso, atrair mais tráfego qualificado e gerar leads para seu negócio.

Para que sejam oferecidas essas informações ao nosso público, temos diversos canais disponíveis, dos quais podemos ver:

Blogs

Quando se trata de blogs, criá-lo e alimentá-lo é a estratégia de marketing de conteúdo mais comum que existe e também o mais dedicado ao seu negócio.

Afinal de contas, o blog é um canal exclusivo da sua marca, o qual não tem nenhum tipo de interferência externa. Nele, você pode publicar o material que quiser, da forma que desejar, tendo liberdade total sobre o conteúdo produzido.

O fato de você ter um blog ainda ajuda a sua marca ganhar mais relevância nas redes e , se bem desenvolvido, pode conquistar as primeiras colocações nos mecanismos de busca, o que lhe dará maior visibilidade e chance de atrair novos clientes.

Site

Além do blog, se já tiver um criado, sua marca não pode deixar de ter também um site institucional, pois nele podem ser reunidas todas as informações relevantes sobre o seu negócio.

Com ambos os serviços, oferece aos usuários maior credibilidade sobre sua marca.

Além de que, o site pode servir ainda como um canal no qual as pessoas poderão ver e solicitar seus serviços ou produtos, tirar dúvidas, dentre outros pontos possíveis.

Redes sociais

O canal que mais tem interação hoje em dia, sem dúvida, são as redes sociais, pois nelas você pode oferecer conteúdos de qualidade e ainda se comunicar com o público diretamente.

Quando tratamos de redes sociais, temos em mente logo o Facebook, o Instagram, o YouTube e o Twitter, Pinterest, além de outros. É de vital importância a utilização de estratégias de Marketing Digital que incluam a gestão de mídias sociais, isso pelo fato de que elas podem ajudar e muito no crescimento do alcance, número de vendas e visibilidade do seu negócio.

Materiais educativos

Mesmo com a disponibilidade de diversas informações no blog, a informação trazida para o público pode não ser suficiente, e por isso, sendo necessário um material mais aprofundado no assunto.

Nestes casos, a criação de E-books, infográficos, tutoriais e webinários podem ser alguns dos exemplos de materiais educativos capazes de responder às dúvidas da audiência.

Vídeo marketing

Já tem um tempo, que os vídeos estão se transformando no tipo de conteúdo mais consumido na web, pois são mais fáceis de entender e de consumir, que um texto.

Os vídeos além de serem versáteis, se encaixam em praticamente qualquer estratégia de marketing. Por isso diversas empresas estão apostando alto nas suas estratégias aplicadas aos vídeos.

E-mail marketing

Esta é uma das grandes e mais antigas estratégias do Marketing Digital.

Ainda que muitos digam o contrário, o correio eletrônico não está morto, o que é possível provar devido a grande quantidade de negócios que utilizam o e-mail marketing para se comunicar com suas listas de contato.

Essa é uma estratégia que consiste no envio de mensagens via e-mail para listas de contatos com o intuito de fortalecimento da marca, divulgação de produtos, chamada para ver novos conteúdos que foram disponibilizados, informar algo novo para seus clientes, enfim, são várias as possibilidades.

Com esse tipo de estratégia é possível segmentar as listas de contatos e acompanhar mais de perto informações como o alcance, taxa de abertura e respostas dos usuários.

SEO

De quê adiantaria a criação de conteúdos incríveis, se os mesmos não fossem vistos por ninguém?

E esse é o trabalho do SEO, uma das mais importantes estratégias do Marketing Digital, que torna sua marca visível e tenha visibilidade nas redes.

A otimização para mecanismos de buscas tem como objetivo levar um conteúdo para as primeiras posições dentre os resultados de busca e, com isso, atrair mais tráfego orgânico e mais qualificados.

Em sites de busca, como o próprio Google, classificam os conteúdos online de acordo com sua relevância para o usuário.

Com isso, o SEO busca otimizar as páginas de modo a exibir para os buscadores que seu blog oferece a melhor experiência para o usuário e as respostas que ele busca.

Mídia paga

No Marketing digital não existe apenas tráfego orgânico, mesmo sendo o foco de grande parte das ações, já que não é necessário pagar por ele.

Entretanto, temos outra modalidade de estratégia que é a promoção de conteúdos por meio de anúncios.

A vantagem que essa oferece em comparação a publicidade orgânica é a possibilidade de segmentar o perfil que será atingido pelo anúncio.

Com isso, é possível garantir campanhas mais assertivas de público e com com custo-benefício melhor.

Por fim, para anunciar, existem diversas formas, como links patrocinados, anúncios em redes sociais, remarketing e promoção de conteúdo.

Marketing de afiliados

Caso você tenha um produto, digital ou físico, é possível se beneficiar do marketing de afiliados.

Nesta estratégia, o Afiliado ao seu produto divulga o produto de um empreendedor. Ele pode fazer isso em blog particular, site ou redes sociais, dependendo ainda pode fazer anúncio. Ao realizar a venda do produto, recebe uma comissão por cada venda realizada.

Esse modelo ajuda ao afiliado, pois permite que ele rentabilize com seus canais online, ao oferecer aos produtores novos canais de divulgação.

Com isso, os clientes tem mais opções de canais para pesquisar sobre os produtos e tomar uma decisão de compra mais assertiva.

Temos hoje no mercado diversas plataformas que unem os empreendedores que buscam aumentar suas vendas com pessoas dispostas a divulgar seus produtos.

CRO – Otimização de Conversão

O que mais importa no Marketing Digital é a conversão, sendo este um dos aspectos mais importantes.

Ou seja, trazer possíveis clientes para a base de dados da empresa e levá-los por um funil de vendas, até fechar a compra.

A estratégia de CRO permite saber onde as conversões não estão dando certo, realizando o que for necessário para melhorar os índices de conversão.

Durante o processo de otimização, é necessário rever os pontos de contato com o lead e entender como melhorar a conversão e atingir a meta.