Email Marketing: Guia Completo para Iniciantes

O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital baseada no envio de emails para um público específico, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou mesmo leads gerados por meio de outras estratégias.

Apresentado durante muitos anos como um sinônimo para spams, temos hoje o e-mail marketing como a melhor maneira de entrega de mensagens certas, na hora certa, e para as pessoas certas. Tudo isso devido ao avanço na automação do Marketing.

Com base em uma pesquisa realizada pela Pew Research, em torno de 92% da população adulta online, utiliza e-mail.

Isso sem considerar que o e-mail é uma ferramenta bastante democrática, além de ser uma ferramenta primordial para os profissionais do Marketing Digital.

Mesmo que este guia seja para iniciantes na área do Marketing Digital, é sempre bom uma revisão mesmo por quem tenha mais experiência no assunto.

O que é email marketing?

O email marketing nada mais é do que a comunicação entre uma empresa e seus clientes que são consumidores potenciais. Basicamente, essa comunicação é realizada por meio de disparo de mensagens para públicos segmentados.

Ou seja, com essa estratégia você cria diferentes subgrupos dentro da sua base de contatos. Assim, esses subgrupos representam diferentes perfis de clientes ou potenciais clientes dos seus produtos.

A fim de que as suas mensagens sejam pré-programadas para atender especificamente as necessidades de cada um desses perfis. Aumentando muito as suas taxas de conversão.

Caixa de entrada de E-mail

Por exemplo, um tipo de e-mail será enviado para pessoas que acabaram de comprar um dos seus produtos. Enquanto que um outro tipo de e-mail pode ser enviado para pessoas que demonstraram interesse pelos seus produtos, porém, ainda não chegaram a comprar.

Dessa forma, uma das mensagens terá como objetivo fidelizar o cliente para a sua empresa. Ao passo que a outra terá a função de convencer a pessoa de que o seu produto é relevante.

Entretanto, é importante ter cautela na hora de decidir como fazer email marketing na sua empresa. Pois, as suas mensagens só devem ser enviadas para as pessoas que se mostraram dispostas a recebê-las.

Afinal, se você enviar e-mails de maneira aleatória e desorganizada, irá comprometer a credibilidade da sua marca. Já que as pessoas poderão classificar a sua divulgação como invasiva e incomoda.

Bem como, reportar as suas mensagens como Spam. O que poderá comprometer gravemente as suas próximas campanhas de marketing digital.

Qual a importância do email marketing para a sua empresa

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao potencial do email marketing para realizar vendas e alcançar audiência na internet.

Entretanto, essa estratégia pode trazer grandes resultados para o seu empreendimento.

Pois, todas as pessoas que utilizam a internet no seu dia a dia possuem uma conta de email.

Já que esse é um recurso básico para criar perfis em redes sociais, realizar compras online e efetuar o cadastro em várias plataformas.

Email marketing: Email direto no inbox do lead
Email marketing: Email direto no inbox do lead

Além disso, com base em um levantamento feito pela MarketingLand, 72% dos consumidores preferem comunicar-se com as empresas via e-mail.

Visto que, até o final de 2020, o número de usuários deve alcançar os 3 bilhões.

Então, se a sua empresa não sabe como fazer email marketing, está perdendo uma grande oportunidade de crescimento.

Pois, colocar em prática essa estratégia pode te garantir…

Maior Alcance

Em virtude do potencial de crescimento no número de usuários de e-mails, o alcance gerado pelo email marketing é enorme.

Já que, quanto mais aumentar o número de pessoas online, maior será o número de usuários.

Ademais, as pessoas se sentem mais à vontade em compartilhar os seus e-mails do que seus números de telefone.

Dessa forma, investir nessa estratégia é a melhor forma de captar leads para a sua empresa.

Previsibilidade e Flexibilidade

A previsibilidade também é um ponto chave para o sucesso dessa estratégia.

Visto que, quando você dispara e-mails para a sua base de contato, tem certeza de quantas pessoas receberão suas mensagens.

Além disso, saber como fazer email marketing te garante maior flexibilidade.

Pois, você pode utilizar Templates, infográficos e vários elementos para tornar suas mensagens mais atrativas.

Alto retorno financeiro

Para dar início a sua estratégia de email marketing, será preciso apenas 3 ingredientes, que são um domínio, uma boa ferramenta de email marketing, e também uma pessoa para execução das estratégias.

É essencial ter uma boa ferramenta de email marketing, as quais vão das gratuitas às pagas.

São várias as opções de mercado hoje, e para começo você pode optar inclusive por uma ferramenta gratuita excelente que é o Mailchimp.

Contudo, independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será alto.

Por isso, podemos dizer que o email é o canal de marketing digital com melhor retorno financeiro, pois você não precisará investir muito no começo, e tem uma boa probabilidade de gerar uma receita considerável.

Qual a necessidade do email marketing na sua estratégia?

Embora o email marketing seja visto com frequência como uma abordagem mais promocional e comercial, ele é muito mais que isso.

No momento que você permite que uma empresa lhe mande e-mails, você está dando acesso a uma parte de sua vida pessoal, assim como abertura para uma conversa.

Afinal de contas, utilizamos nosso e-mail não apenas para receber mensagens de empresas, mas também para nos relacionar com amigos, família e colegas de trabalho.

Sendo assim, uma estratégia de marketing que permite uma comunicação mais pessoal com potenciais clientes.

Ter leads engajados

Se você opta por receber emails de uma empresa, ela pode manter contato com você de tempos em tempos.

De certa forma, isso parece bem óbvio, mas é comum que muitas empresas se esqueçam de manter um contato constante com sua base de contatos através do email.

Por isso, utilizar o email marketing pode ser utilizado na sua estratégia de marketing com foco no engajamento com seus leads.

Promover seus conteúdos

Para você que possui um blog, divulgar seus conteúdos é essencial para o sucesso da sua estratégia. Concorda?

Então, são inúmeros os canais que você pode estar utilizando para divulgação de seus conteúdos, e o email é um deles.

O envio de uma newsletter, por exemplo, pode aumentar a visibilidade de seus conteúdos na internet.

Educar e Nutrir os seus leads

nutrição de leads é uma estratégia importantíssima do Inbound Marketing.

Pois é com ela que se torna possível tornar um assinante em um lead, que posteriormente se tornará um cliente.

Mas para que isso ocorra, é preciso educar seus contatos com relação ao seu negócio e estar mais próximo deles.

Sem dúvidas, o email é o canal ideal para nutrição de leads, já que ele permite o envio de mensagens personalizadas para as pessoas certas, no momento certo.

Fazer vendas

Com certeza você já deve ter recebido emails com ofertas ou promoções na sua caixa de entrada, não foi?

Isso é comum para muitas empresas, ainda mais aquelas que vendem produtos diretamente para os consumidores, utilizando o email como canal para o aumento de suas vendas.

Ter um relacionamento com consumidores e clientes

Após o fechamento de uma compra, é importante você não se afastar dos seus clientes!

Pois, uma das formas mais importantes de metodologia Inbound é a necessidade de você prestar mais atenção em seus clientes, procurando sempre encantá-los.

É certo que compradores satisfeitos só fazer seu negócio ter benefícios, e você pode manter esse relacionamento por email.

Faça bom uso deste canal para enviar conteúdos relevantes para seus clientes, além de descontos em produtos e também promoções.

Tipos de email marketing

Existem vários tipos de e-mails que você pode escolher para utilizar na divulgação da sua empresa. Apesar disso, o mais interessante é optar por várias modalidades para atender aos diferentes tipos de leads.

Visto que a chave para implementar essa estratégia de maneira eficaz, é mandar mensagens diferentes para públicos diferentes. Ou seja, dar o que as pessoas precisam, na hora que elas precisam.

Lead recebendo um e-mail
Lead recebendo um e-mail

Dessa forma, os principais tipos de email marketing são:

Newsletter

Essa modalidade é utilizada para enviar um resumo das principais novidades da sua marca ou blog. Assim, o envio pode ser mensal ou semanal, dependendo da quantidade de conteúdo que você disponibiliza para o público.

Basicamente, o mais importante é que ela seja atrativa para a sua audiência. Entregando um conteúdo relevante de maneira dinâmica e direta. Pois, em geral, as pessoas não gostam de textos muito grandes em seus e-mails.

Atualizações

Por sua vez, as atualizações devem ser os envios mais comuns para os leads da sua marca. Já que o intuito é anunciar para o seu público quando você posta um conteúdo novo no seu site ou blog.

Nessa modalidade é importante focar em convencer o leitor de que o conteúdo postado é importante. Dessa forma, é imprescindível colocar em prática estratégias de copywriting para atrair o público até a sua página.

Emails de nutrição

Esse é um dos tipos mais fundamentais de email marketing. Pois, depende exclusivamente da reação das pessoas diante de seus conteúdos. Assim, você pode adicionar as pessoas de acordo com seu comportamento em fluxos de “nutrição”.

Então, se ela costuma visitar a sua página, mas nunca comprou nenhum dos seus produtos é um indício de incerteza. Ou seja, pode ser que essa pessoa não tenha informações suficientes sobre a qualidade do seu produto.

Portanto, o ideal é cadastrá-la em uma lista de nutrição, que enviará periodicamente emails informativos sobre a sua marca. Podendo conter, avaliações de compradores, histórias de sucesso e pesquisas de satisfação.

Como fazer email marketing

Agora que você já sabe a importância dessa estratégia, é relevante saber como fazer email marketing de maneira correta. Pois, o mal uso pode acarretar graves consequências para o alcance da sua marca.

Assim, o primeiro passo é construir uma base de contatos de maneira orgânica. Em outras palavras, você não deve, em hipótese alguma, comprar listas de contatos prontas.

Essa é a regra mais importante do email marketing, porque garante que as suas mensagens sejam enviadas para pessoas interessadas. Afinal, o sucesso do marketing digital se dá por oferecer conteúdo relevante para as pessoas.

Então, um conteúdo não pode ser relevante a menos que a persona tenha demonstrado interesse por ele. Portanto, se você enviar mensagens para um público que não aceitou fazer parte da sua lista de transmissão, estará perdendo tempo e correndo risco de ser denunciado.

Existe uma grande probabilidade de que essas pessoas se sintam invadidas pela sua mensagem. Dessa forma, gerando um marketing negativo para a sua marca e para os seus produtos.

Spam: Modelo de Marketing negativo
Spam: Modelo de Marketing negativo

Assim sendo, evite adotar o mesmo comportamento que os Spammers. Ou seja, não envie mensagens para usuários que não permitiram e não envie vários e-mails por dia.

Em síntese, se você tomar cuidado para não cometer esses erros já estará com meio caminho andado no email marketing. Bastando que você decida por um software que realize o disparo de mensagens em massa.

Basicamente, os mais utilizados atualmente são:

  1. Mailchimp
  2. SendGrid
  3. GetResponse
  4. Mailee
  5. RD Station
  6. Hubspot