5 dicas para formar parcerias para seu negócio no Marketing Digital

5 dicas para formar parcerias para seu negócio no Marketing Digital

Quem está no mercado digital entende que formar boas parcerias para seu negócio pode ser uma estratégia útil, pois pode expandir o alcance da sua empresa/produto na mídia. Para você ter uma boa noção e sucesso nessa área, trouxemos 5 dicas para formar parcerias para seu negócio no Marketing Digital.

Essas parcerias também se aplicam entre empresas e colaboradores, mas nem sempre é fácil ter o parceiro certo.

1. Identifique suas parcerias

Primeiro, precisamos saber se a parceria será vantajosa para todos os envolvidos, pois ter bons resultados dependerá disso.

Sendo assim, antes mesmo de abordar seu futuro parceiro, seja detalhista em relação ao que cada um irá ganhar com essa parceria.

Analise as habilidades que você possui e as que não possui, pois não adianta fazer parceria com quem tem as mesmas habilidades que você. O parceiro precisa agregar habilidades diferentes.

Entenda as práticas que poderão ser incluídas nos processos de parceria, para que com isso, seja gerada uma vantagem competitiva para seu empreendimento e também do seu parceiro.

Algumas das operações que você pode realizar é a de Benchmarking, visto que ela lhe dará um maior conhecimento de mercado. Além disso, tenha mais conhecimento de mercado, veja as páginas de parceiros em potencial e, a partir daí, descubra sobre os clientes deles.

Um ponto a ser observado é que a parceria nem sempre precisa ser firmada com pessoas do mesmo nicho que o seu, mas sim, que tenham o público-alvo que compartilhe dos mesmos interesses que a sua persona para que tenha sucesso na divulgação.

2. Firme parcerias com quem pensa igual a você

Depois de encontrar as pessoas que atuam nas áreas que você precisa, chegou a hora de pensar nas alianças que podem ser mais fortes e duradouras.

Leve em consideração tanto os valores quanto os princípios éticos que você trabalha, veja se na sua rede alguns dos colaboradores já possuem.

Procure por empreendedores que estejam alinhados aos seus valores, pois isso irá refletir no futuro de suas negociações de forma positiva.

Evite parcerias com empreendedores que tenham visão muito diferente da sua, pois elas precisam ser benéficas para ambos e suprindo as necessidades de todos os envolvidos.

3. Avaliação dos possíveis cenários

Quando estabelece uma parceria, é muito comum que mais de uma pessoa opine a respeito das principais decisões. É importante discutir sobre todos os aspectos referentes à associação, ainda mais se tratando sobre os aspectos subjetivos, legais ou mesmo financeiros.

Converse com seus parceiros e veja as metas que cada um quer alcançar, e se elas coincidem, principalmente com relação aos resultados esperados por cada parte.

Mesmo com o confinamento atual, é possível o alinhamento de todas as informações de forma online, porque existem ferramentas específicas para lhe auxiliar numa conversação a distância, como o Skype, Zoom e o Google Meet.

Crie documentos que formalize as reuniões, contendo os principais tópicos da conversa. Alguns pontos podem ser:

  • Divisão de obrigações para cada parceiro;
  • Definição de metas específicas da cada um;
  • Decisões futuras que serão tomadas;
  • Como serão feitas as divulgações;

4. Networking constante

Quem não é visto, não é lembrado!

Já ouviu a frase acima? Pois é, quando se trata do “ser visto”, isso equivale basicamente a ter uma rede de contatos sólida. Isso você consegue tendo uma prática constante de fazer networking.

Fazer networking pode acabar sendo um problema para quem é tímido, ainda assim, é a melhor maneira de encontrar parcerias estratégicas para seu negócio!

Dica: Apresentar seus produtos e serviços através de Redes como Facebook e Instagram ajudam, mas não o suficiente para ser lembrado.

Se você investir em um relacionamento duradouro com seus parceiros, perceberá que eles se tornarão os maiores propagadores da sua marca ao longo do tempo.

5. Comunicação mais eficiente

Para que as parcerias funcionem, você precisará investir em uma comunicação eficiente com todos os envolvidos no seu empreendimento.

Deixe claro para eles sobre os deveres e responsabilidades de cada um, além de ser também receptivo as sugestões que possam ajudar a melhorar sua performance.

Ao se ter um alinhamento sobre os objetivos que devem ser alcançados, torna-se mais fácil convencer os clientes sobre as inúmeras vantagens que ele terá ao adquirir os produtos/serviços que você está comercializando que, por sua vez, melhorará na sua taxa de conversão.

Conseguindo trabalhar com outros empreendedores, desenvolvendo também suas habilidades, você será capaz de estabelecer excelentes parcerias para seu negócio, consequentemente, tendo melhores resultados quanto a alcance e relevância de sua marca no mercado.