O Pinterest é um plataforma utilizada para o compartilhamento de ideias através de imagens. Além de das imagens, você pode inserir descrição para seus posts (pins) e inserir links que levam os usuários interessados para outros destinos, como seu site, blog, loja virtual ou suas redes sociais.
Em se tratando do Pinterest, é provável que você pense que quase ninguém usa profissionalmente. Visto que parece uma rede social voltada apenas para o público feminino, servindo apenas para buscar imagens fofas de decoração ou ideias de receitas deliciosas. Vendo desta maneira, pode parecer que não há espaço para fazer o marketing da sua empresa.
Se este é o seu pensamento, então este artigo foi criado para que possas entender melhor sobre o Pinterest e rever seus conceitos sobre ele! Mesmo que muitas marcas ainda ignorem o Pinterest, é evidente que esta rede de pesquisa está se tornando cada dia mais relevante para o mundo dos negócios.
Ela realmente é uma plataforma com foco no visual, possui diversas fotos de ambientes bem decorados para dar ideias, várias ideias de DIY (faça-você-mesmo), inúmeros destinos para conhecer e claro, milhares de imagens de design, ilustrações, moda, culinária e tantos outros assuntos.
Contudo, seu grande diferencial é que ele se tornou um enorme catálogo de referências para os usuários. E é exatamente nessas referências que a sua marca pode aparecer e ter uma aproximação maior do seu público, reforçando seu branding e com isso, tem a possibilidade de influenciar as decisões de compra dos usuários.
Então, vamos ver agora como o Pinterest pode ser muito interessante para a sua empresa. Vamos lá?
O Pinterest é uma rede de pesquisa visual que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias.
Ao navegar pelas publicações dessa rede, as quais são chamadas de pins, os usuários podem encontrar diversas inspirações e salvá-las em pastas públicas ou privadas, que irão reunir as diversas referências sobre os assuntos de seu interesse.
Embora tenha surgido em 2010 como uma rede social, o Pinterest é posicionado hoje pela empresa como sendo o primeiro mecanismo de busca visual do mundo.
São diversas as ferramentas lançadas para o fortalecimento da inteligência da busca visual, sendo um diferencial referente a qualquer outro buscador.
Hoje são mais de 300 milhões de usuários que buscam inspirações na rede que possam ser utilizadas no presente ou em um futuro próximo.
Assim como as demais redes sociais, o Pinterest foi desenvolvido essencialmente para pessoas.
Mas é claro que as marcas não poderiam deixar de aproveitar o grande potencial de poder se aproximar mais do seu público nessa mídia. Por isso, o Pinterest também entrou se tornou foco do marketing.
Percebendo esta movimentação, o buscador também desenvolveu novas funcionalidades voltadas para os negócios, como é o caso da conta business e suas ferramentas de mensuração, as quais veremos mais adiante.
Eis que por isso, o Pinterest também é uma grande plataforma para negócios.
É claro que a base do Pinterest não se compara a do Facebook e nem do Instagram, as quais possuem 2,3 bilhões e 1 bilhão de usuários, respectivamente.
O maior benefício do Pinterest é fazer parte dos planos das pessoas no momento em que elas buscam por referências para idealizar seus projetos de vida.
Quando são publicadas ideias inspiradoras, as marcas podem ser descobertas por novos públicos de usuários, estreitando ainda mais o relacionamento com eles e mandando mais visitantes para seu site ou blog.
Uma enorme vantagem do Pinterest aqui no Brasil ainda é o tráfego orgânico, que é livre de investimento financeiro.
Não sendo apenas isso, elas ainda conseguem influenciar as decisões de compra dos consumidores, caso estes já estejam dispostos a fazer sua compra ou buscar mais informações sobre o produto encontrado no Pinterest.
Com base em algumas estatísticas sobre os usuários temos as seguintes informações:
Além disso, lembra daquela ideia de que o Pinterest é apenas das mulheres? Vamos revisá-la agora!
De certo elas são a maioria, cerca de 70%, mas o público masculino também está presente por lá. Cerca de 40% dos novos usuários são homens.
Gostou de saber um pouco mais sobre o Pinterest e o público que está todos os dias na plataforma? Logo, você irá entender melhor como explorar seus recursos para um melhor uso deles.
Para criar uma conta no Pinterest é super simples. Mas é importante saber que, para a sua marca atuar nesta rede, será necessário ter uma conta business.
Para criar a conta, escolha a opção de “Criar uma conta business” na página inicial do Pinterest.
Mas, caso sua marca já tenha uma conta pessoal, você pode adicionar a ela um perfil comercial, ou mesmo alterar de pessoal para comercial
Para fazer as configurações de sua conta comercial, será preciso passar algumas informações para o Pinterest, como o nome e o tipo de negócio que você representa.
Além disso, você também pode adicionar um link para o seu site, integrar com outras redes sociais e ainda selecionar os assuntos que melhor representam o seu negócio (como Arquitetura, Natureza, Pets, humor, dentro outros…) para receber sugestões de pins da plataforma.
Excelente, agora sua conta business já foi criada!
Caso você tenha criado sua conta a partir de um perfil pessoal, o Pinterest lhe dá a opção de escolher 20 pastas que você queira adicionar ao seu perfil comercial, mas com uma quantidade limitada de 250 primeiros pins de cada pasta serão copiados.
Após isso, você já está pronto para começar a criar pins e pastas para o seu novo perfil.
Cada pasta que você cria, é possível definir alguns atributos, como o nome, uma descrição, uma foto de capa, e a categoria que ela estará relacionada. Você pode ainda definir se ela será pública, dando possibilidade para outras pessoas visualizarem seus pins, ou privada (apenas você pode ver seu conteúdo) e ainda pode convidar colaboradores.
Quando for criar seus pins, você poderá:
É importante que além de publicar os pins e criar as pastas, você já comece a interagir com as pessoas.
Para isso é bom você começar a seguir marcas e usuários que podem trazer boas referências para a sua marca.
Neste caso, você pode fazer uso da busca, inserindo os termos de seu interesse e salvando nas pastas o que você achar mais interessante.
Agora que você já deu seus primeiros passos no Pinterest comigo, chegou a hora de conhecer os principais recursos que ele oferece. Vamos manter o foco aqui ok?
A rede vem agregando muitas funcionalidades desde sua criação com o intuito de facilitar a experiência dos usuários, tornando-a mais rica.
E como não poderia deixar de ser, o Pinterest tem um interesse especial para as marcas, por isso, temos cada vez mais recursos disponíveis para negócios disponibilizadas.
Vamos ver aqui as principais até o momento.
Uma das maneiras mais interessantes de “alimentar” o Pinterest com posts da sua marca é fazer com que os usuários salvem as imagens na plataforma diretamente do seu site.
Para isso, foi disponibilizado na plataforma uma ferramenta interessante que é o botão Salvar para sites.
No momento que é instalado, ele passa a aparecer em todas as imagens presentes no seu site, dando a possibilidade dos usuários clicar nelas e salvá-las diretamente em suas pastas no Pinterest.
Os Rich Pins (ou Pins avançados) fornecem informações mais ricas sobre as imagens, que vão muito além do título, da legenda e do link que existe nos pins comuns.
Isso é disponibilizado por meio de metadados que são adicionados ao seu site ou e-commerce, e validados com o Pinterest. Para isso é preciso ver as instruções.
Assim, todo usuário que salvar uma determinada imagem no Pinterest, estará incluindo as informações dos metadados de forma automática na plataforma.
Os rich pins são disponibilizados apenas para contas business (comerciais), mas são gratuitos. Hoje existem 4 tipos, que são pins de:
Para ter noção de como funciona, basta ver no pin da Tastemade Brasil, que apresenta as instruções de uma receita do bolinhos de tapioca…hmm
O Shop the Look é uma iniciativa criada pelo Pinterest para estimular ainda mais as compras na plataforma.
Com esse recurso, o usuário que se agradar de algum dos produtos da imagem pode clicar nele e já ser direcionado para o link de compra. Demais, não é?
Os pins dessa ferramenta possuem pontinhos brancos que identificam os produtos com link.
Assim como os Rich Pins, para adicioná-los, é preciso ter uma conta business.
Ao criar o pin, você precisa clicar no ícone de etiqueta, isso é necessário para você marcar os produtos na imagem, adicionar o link de destino e também uma imagem do produto avulso.
Abaixo temos um exemplo de como fica um pin Shop the Look.
O Pincode é uma maneira de levar o Pinterest para o mundo real, por assim dizer.
Pois trata-se de um código customizado que leva informações sobre a rede social. E que no momento que é escaneado pelo aplicativo do Pinterest, o usuário será direcionado rapidamente para o seu perfil ou para uma pasta de sua marca.
Você agora pode estar se perguntando… mas isso serve pra o que exatamente?
Vamos pensar o seguinte, você pode inserir esse código em materiais impressos, como é o caso de cartões de visita, embalagens ou mesmo folders.
Imagine, que ao colocar um Pincode na embalagem de um batom e direcionar para uma pasta com inspirações de maquiagens. Legal, não é? E ainda útil!
Os Pincodes são disponibilizados tanto para contas pessoais quanto comerciais. Ou seja, qualquer usuário poderá criar o código ao clicar sobre a sua foto de perfil e baixar o Pincode.
Caso queira criar um Pincode para uma pasta específica, você deverá acessá-la na plataforma e clicar no ícone para gerar o código.
Anteriormente, eu disse que o Pinterest é considerado um mecanismo de busca visual, e não é a toa que a plataforma venha desenvolvendo ferramentas que fortalecem essa solução. Um exemplo aqui é o Pinterest Lens.
Essa ferramenta, conhecida como “Busca pela Câmera” no nosso idioma (Português), permite que você pesquise na rede os objetos que encontrar pelo mundo físico.
Viu e gostou de um Lustre que você viu na casa de um conhecido? Ou será que você viu uma abelha que chamou a sua atenção e você quer mais imagens dela?
Então, posicione a câmera do aplicativo para o objeto desejado, que ele irá mostrar referências similares ao que você está vendo. E é dessa forma que a busca por ideias fica ainda mais rica.
Infelizmente (ou felizmente), o Pinterest Ads ainda não está disponível no Brasil. Mas mesmo assim é importante saber a respeito, pois essa novidade poderá chegar em breve ao nosso país.
O Pinterest Ads é a plataforma de publicidade da mídia, assim como o Google Ads e o Face Ads. Neste ambiente, é possível fazer o patrocínio de pins, em formato de imagem, vídeo, carrossel e app pin, além de também definir um público-alvo específico e ainda mensurar os resultados do investimento.
Assim, as marcas têm mais essa ferramenta para aumentar o alcance do seu perfil ou gerar mais tráfego orgânico e conversões.
Como é possível perceber aqui, o Pinterest possui uma série de recursos que auxiliam as marcas a atingir seus objetivos dentro da plataforma. E é por isso, que esse pode ser um dos canais mais interessantes para sua estratégia de Marketing Digital.
Você ainda não sabe como irá utilizar o Pinterest nas suas estratégias? Segue comigo que tenho umas dicas pra você.
Assim como qualquer outra estratégia de marketing, a atuação da sua marca no Pinterest deve ser iniciada com planejamento. Então…
Quais são os seus objetivos nessa rede? Tráfego, alcance, engajamento ou conversões? Como você pretende medir os seus resultados? Qual o público que sua marca irá se comunicar? Quais serão os tipos de publicações que irá fazer? Quais serão os temas abordados?
Fora essas questões, as operacionais também são muito importantes. Como, quem será responsável pelas publicações, interações e a mensuração? Quando serão produzidos os pins, quando serão publicados e avaliados?
Tendo as respostas para essas perguntas, a sua marca já estará mais preparada para entrar no mundo do Pinterest.
Partindo agora para a criação de conteúdo, é sempre importante saber sobre a persona.
Você já sabendo sobre os interesses, as dores e os comportamentos do seu público, você sabe também qual a linguagem e quais os assuntos que deve utilizar nos conteúdos. Tornando-se assim, ainda mais relevantes.
Mas, independente do perfil da persona, tenha ciência que o Pinterest é uma rede de pesquisa criativa.
Na qual é utilizado muito do apelo visual, além de ser uma plataforma dinâmica e com muitos estímulos.
Portanto, nada de adicionar pins “sem sal”, ok? Seja criativo nas suas publicações!
Para fazer marketing no Pinterest exige esforço e continuidade no processo. Não adianta você publicar vários pins de uma só vez e voltar lá meses depois. Não é assim que funciona!
A melhor maneira para nutrir um público na rede social é mantendo a consistência nas publicações e nas interações com os demais usuários.
Sempre que tiver um pin novo seu publicado, seus seguidores irão ficar sabendo, pois o Pinterest exibe as publicações em ordem cronológica na aba “Seguindo”. E é por isso, que vale muito a pena manter-se ativo com uma frequência de publicações razoável.
Mas aí vem a questão…qual seria a frequência ideal?
Bem, o Pinterest indica que você publique no mínimo uma vez por semana, mas isso pode ser diferente para cada tipo de público. Então, a melhor forma de saber da periodicidade para a sua marca é testando!
Já sabemos que o Pinterest é um buscador, então por que não aplicar estratégias de SEO?
Como vimos até aqui, a intenção é fazer com que seus pins tenham melhores posicionamentos nas buscas, e que sejam encontrados por um número maior de pessoas e, consequentemente, gerem mais interação e visitas para suas páginas.
Quando acessamos nosso próprio feed ou realizamos uma pesquisa, o Pinterest adota alguns critérios com o intuito de ordenar os pins, com base na relevância para o usuário.
Ele pode então considerar nesse caso, a popularidade do perfil, palavras-chave presentes na publicação e também o engajamento que ela gerou, por exemplo.
Sendo assim, vejamos algumas dicas para otimizar suas publicações no Pinterest e ainda ganhar pontos com o algoritmo dele.
O Pinterest é como o Google, de forma que para entender sobre o conteúdo, o algoritmo faz a leitura das informações do contexto, especialmente o título, a descrição, as hashtags e a URL de destino dos pins.
Saiba que, mesmo ela sendo uma rede visual, os textos possuem bastante importância. Portanto, não deixe de preencher esses campos.
Preencha as informações com as palavras-chave que tratam o seu negócio e seus produtos, de forma que seus pins apareçam nas buscas relacionadas a esses termos.
Além disso, adicionar um pouco mais de criatividade ajudará bastante a chamar a atenção dos usuários!
É preciso incluir também as palavras-chave nos títulos e descrição das pastas, pois elas são exibidas nas buscas dos usuários.
Ao organizar as pastas pelas palavras-chave, você não apenas aponta os seus principais assuntos para o mecanismo de busca, mas também mostra para os usuários, que podem encontrar com maior facilidade o que desejam no feed da sua marca.
Um dos critérios para rankeamento de busca no Pinterest é a popularidade de um pin.
E a principal maneira de tornar seus pins populares é apresentando um visual único e criativo.
Afinal, estamos tratando de uma mídia que curte bastante encher os olhos dos usuários!
Mas calma, não é necessário você ter uma máquina ou um estúdio profissional, pois com poucos recursos é possível adquirir técnicas de fotografia e design que irão valorizar suas imagens.
Alguns dos principais pontos são a Iluminação, o foco, cores, composição e o alinhamento das imagens que você terá que cuidar.
Uma excelente razão para isso está na busca visual do Pinterest. Visto que em todos os pins, existe um ícone presente no canto inferior direito que permite fazer uma pesquisa por “resultados visualmente similares”.
Dessa forma, quanto melhor for a qualidade das imagens, maiores as chances delas aparecerem nessa busca.
No Pinterest, é possível de os próprios usuários poder trazer conteúdos de sua marca. Isso ocorre porque eles podem salvar as imagens do site nas suas próprias pastas.
Portanto, a ideia de fazer marketing no Pinterest significa também preparar as imagens do seu site para que elas possam ser salvas pelos usuários de maneira otimizada.
São vários os conteúdos que você pode pensar como infográficos, imagens verticalizadas, que são as que normalmente fazem sucesso.
Além disso, é possível incluir o botão Salvar para sites, além de incluir também os metadados para serem usados nos pins avançados.
Integrando o Pinterest com outros canais
Agora, é importante que você aumente a popularidade do seu perfil no Pinterest atraindo mais pessoas de outras mídias.
É muito provável que você já possua um perfil no Facebook ou mesmo no Instagram, certo?
Então, compartilhe seus conteúdos nas redes que você tem cadastro e leve um público que já curte sua marca para o Pinterest.
Além das redes sociais, você também pode usar o seu site ou blog para fazer a divulgação de seus pins e pastas.
Neste caso, utilize o recurso de incorporar publicações nos posts ou adicione os widgets.
Assim, será possível você levar ainda mais visitantes para o Pinterest.
Claro que para uma empresa, é essencial saber o que está acontecendo, e é claro que o Pinterest não iria deixar as empresas atuando no escuro.
Para isso, a plataforma oferece um recurso exclusivo para as contas business, que é uma ferramenta de análise de dados conhecida como Pinterest Analytics.
Nessa ferramenta, é possível ter uma visão geral de sua conta com métricas importantes como impressões, engajamentos, close ups, cliques no link, pins salvos, público total e também, público engajado.
Além de também ser possível visualizar os principais pins da conta de acordo com essas métricas.
Para visualizar essas informações, faça uso do filtro pelo período de atuação, pelo dispositivo utilizado pelo público e ainda o formato de conteúdo.
Além disso, no Pinterest Analytics você pode conhecer melhor o público presente na plataforma.
A ferramenta apresenta informações como idade, gênero, localização e os dispositivos usados pelos usuários.
Desta forma, você pode ter acesso as informações relacionadas ao seu público, sobre o público geral do Pinterest e ainda poder comparar esses dados.
E então, o que achou de saber como o Pinterest funciona e ainda como usá-lo no marketing?
É bom começar logo o seu aprendizado e começar a colocar em prática o mais rápido possível, pois já existem algumas empresas que estão bem à frente na mídia e já colhendo bons frutos por lá. E Você vai ficar de fora?
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