Como fazer seu Negócio Online Crescer usando Tráfego Orgânico

Ter um bom tráfego orgânico é o sonho de todas as pessoas que possuem um negócio, ainda mais se for online. Mas a grande questão é como fazer seu negócio online crescer usando tráfego orgânico, e é disso que falaremos neste artigo.

Como fazer seu Negócio Online Crescer usando Tráfego Orgânico

Mas o que é Tráfego Orgânico?

De forma simples, tráfego orgânico é toda visita realizada em seu site, e que foi atraída por meios gratuitos. Ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios.

Neste contexto, temos então que o termo “orgânico” implica “gratuito”. Mas trabalhar com tráfego gratuito tem seu preço, pois você precisa trabalhar para criar conteúdo de qualidade e atrair as pessoas.

No orgânico, normalmente as pessoas chegam até seu conteúdo através de páginas na internet, através de pesquisas feitas no Google, pesquisas através dos pins do Pinterest, ou outros sistemas de buscas.

Para as pesquisas realizadas, as páginas que são apresentadas nas primeiras posições acabam recebendo uma quantidade maior de visitas que páginas que não aparecem.

No momento que essas páginas são acessadas por pessoas interessadas, considera-se que elas chegaram a partir de tráfego orgânico no site.

Mas para chegar a estar na primeira página de pesquisa do Google é preciso estar bem ranqueado, de forma que precisará realizar algumas ações.

Uma das práticas necessárias para obter um bom tráfego orgânico, é a criação de conteúdo relevante para o nicho de mercado que está trabalhando.

Porque Investir (meu tempo) em Tráfego Orgânico

Como tratado acima, se você quer atrair as pessoas para seu site, blog ou mesmo, página de captura, será necessário produzir conteúdo. E isso leva tempo!

A diferença de “investimento” é que nesse momento, o investimento é do seu trabalho na produção e publicação de conteúdo nas suas páginas.

Uma vez que você disponibiliza o seu conteúdo na internet, ele dura anos. Ainda mais se for um artigo relevante para um blog, pois sempre terá visitas enquanto você tiver o blog no ar.

Essa é uma das diferenças com relação aos anúncios pagos, pois ele está “vivo” enquanto tem investimento vinculado a ele.

Mais uma questão negativa com relação a anúncios pagos, é que eles estão vinculados a plataforma de origem, como por exemplo, o Facebook. Neste caso, seus anúncios são apresentados apenas para quem está em uma de suas plataformas, o próprio Facebook ou no Instagram.

Já quando você cria um artigo de qualidade e publica no seu blog, aí ninguém te segura! Neste ponto, o seu material estará aberto para qualquer pessoa que tenha interesse no assunto, independente de plataformas de redes sociais.

Desta forma, quanto mais material relevante para sua audiência for disponibilizada no seu blog, maior será a atração de pessoas para visitar sua página. Seja ela voltada para venda de produtos ou apenas informativa.

Como Conseguir Tráfego Orgânico?

De maneira geral, o tráfego orgânico é resultado de pesquisas feitas em ferramentas de buscas, como o Google e o Pinterest.

Mas para aparecer dentre os 10 primeiros sites apresentados na primeira página, é preciso ter páginas bem construídas, amigáveis para os sistemas de busca. Para isso, é necessário o trabalho do SEO (Search Engine Optimization), que é “Otimização para mecanismos de busca”.

O SEO é baseado em uma série de práticas que conseguem deixar as páginas mais relevantes para aparecer dentro dos primeiros resultados das buscas.

Temos então que para estar bem ranqueado nos mecanismos de busca é preciso ter conteúdo de qualidade e páginas bem avaliadas pelas técnicas de SEO.

4 Fontes de Tráfego Orgânico

Claro que o Google não é o único meio de conseguir tráfego orgânico, mas também as redes sociais. Abaixo temos 4 desses meios que você pode utilizar.

Facebook

O Facebook possui hoje o maior público ativo em redes sociais, seguido do Instagram e também do Youtube. Fazer postagens com frequência e com assuntos que engajam as pessoas é uma maneira de conseguir tráfego orgânico para seu blog.

Instagram

A mais querida pelos usuários mobile. Rede social mais utilizada para postar fotos, o que atrai bastante audiência, que se brincar, ainda consegue mais tráfego que o próprio Facebook.

YouTube

Melhor maneira de atrair público para sua página, pois criar vídeos, mesmo que você não apareça neles, é uma forma eficaz de obter tráfego orgânico.

Pinterest

Plataforma de busca de imagens que já conta com milhões de usuários só no Brasil. Nele você pode apresentar através de imagens, seus artigos, ou mesmo infográficos que irão levar seu público até o seu blog.