Ao falarmos em Marketing Digital, o conceito que o envolve pode até parecer simples e claro, porém, ele é bem mais subjetivo do que parece. Neste artigo, temos como objetivo principal apresentar um pouco sobre o que é Marketing Digital e quais as suas vantagens para o seu negócio.
Novas demandas de Marketing Digital não param de crescer juntamente ao aumento da sua presença na internet, ainda mais para as empresas.
Conhecer mais com relação ao marketing digital e também aplicá-lo ao seu negócio é uma necessidade presente do empreendedor moderno.
Em poucas palavras, pode-se dizer que o Marketing Digital é uma série de ações implementadas por uma pessoa e/ou organização com o intuito de gerar resultados para uma marca ou produto.
Com a implantação do Marketing Digital tivemos uma nova forma de comunicação entre as pessoas, melhorando inclusive o relacionamento entre marcas e consumidores.
O que é Marketing Digital?
Cada dia que passa, nos encontramos mais e mais conectados à internet, tornando-a indispensável para que o seu negócio seja visto online, mas para isso, é preciso entender a necessidade de realização de investimentos em estratégias de marketing digital de forma a melhorar os seus resultados.
Basicamente, o Marketing Digital é um conjunto de técnicas elaboradas e executadas em mídias sociais, com a finalidade de buscar a fixação e a expansão de marcas e serviços no meio digital, além de gerar novos negócios e construir relacionamento com seu público-alvo.
Tendo a possibilidade de impactar o seu público de forma positiva, tornamos eles nossos clientes mais fiéis.
Para a captação dos clientes, temos várias formas possíveis como o Inbound Marketing, E-mail Marketing, o Gerenciamento das Mídias Sociais, o Marketing de Conteúdo, a Geração de Leads, o uso do Pinterest, uso de links patrocinados e do SEO, sendo estes os mais importantes.
Quais as vantagens do marketing digital
Com base na mudança de comportamento do consumidor atual, as empresas viram o Marketing Digital como uma vantagem, que não se apresentou apenas como uma alternativa de mudança, mas sim, tornou-se a principal opção de negócio para os empreendedores atuais.
1.Comunicação Interativa
Diferente do Marketing tradicional, o Marketing digital é uma via de mão dupla, visto que temos um canal de comunicação aberto entre empresas e consumidores.
A interação com nosso público-alvo pode ser realizada a qualquer hora através de conteúdos disponibilizados em nosso blog ou site, o que facilita a comunicação.
Assim, temos um relacionamento ainda mais rico e positivo para ambas as partes, já que de um lado, temos a empresa que com os feedbacks recebidos dos consumidores poderá construir uma audiência fiel e falar diretamente com seu público.
Já para o cliente, também será positivo, pois suas dúvidas e frustrações poderão ser ouvidas e terão como retorno produtos e serviços melhores oferecidos pela empresa.
2. Segmentação
Com o Marketing tradicional não tínhamos ferramentas que possibilitassem a criação de uma segmentação clara de público-alvo ideal, por isso eram gerados altos custos e nem sempre com resultados satisfatórios de segmentação.
Já para o Marketing Digital, o cenário se torna bem diferente, pois temos a possibilidade de realizar a captação de dados dos usuários através de seu comportamento online e em perfis nas redes sociais.
Desta forma, obtemos dados mais consistentes, maior facilidade na segmentação em grupos maiores, maior consistência nos resultados, melhorando ainda mais na criação das campanhas, o que favorece na probabilidade de ter maiores resultados de impacto no público-alvo.
3. Mensuração
Com o marketing tradicional, precisávamos aguardar as ações serem convertidas em vendas, visto que daí teríamos noção com relação a campanha, se deu certo ou não.
O Marketing Digital torna essa situação melhor, pois temos a possibilidade de analisar métricas variadas e diferentes tipos de testes a qualquer momento.
Com o marketing digital, temos uma melhor percepção referente a que direção seguir com nossos investimento, além de ter as melhores estratégias, canais mais eficazes de relacionamento e também as campanhas que oferecem melhores resultados.
4. Eficácia do Marketing Digital
Com o auxílio de plataformas online temos uma maior facilidade na realização de diversos testes, alteração na linha de comunicação e até do planejamento inicial para um anúncio, pois com isso podemos melhorá-lo e obter melhores resultados.
5. Custo-benefício
De forma geral, o marketing digital é uma opção bem mais econômica para a empresa, se comparado aos custos elevados de ações offline (marketing tradicional).
Com a democratização de comunicação entre empresas e seus consumidores criada pelo marketing digital, o mercado se tornou mais competitivo, principalmente entre as empresas de médio e pequeno porte.
Quais os canais mais utilizados para o Marketing Digital?
Para ter a possibilidade de comunicação entre empresas e consumidores no meio digital, existem inúmeros canais disponíveis que tornam as estratégias de marketing online possíveis.
- As Redes Sociais
As redes sociais possuem um público extremamente fiel, visto que eles passam boa parte do dia conectados.
Hoje, o Facebook mantém o primeiro lugar em usuários conectados, com mais de 1,9 bilhão de pessoas conectadas todos os dias, seguido do Instagram e Youtube, visto que eles possuem uma popularidade significativa e que pode ser essencial para formação de sua audiência. Além dessas, temos ainda o Pinterest, que é uma rede de pesquisa visual e que ajuda a aumentar o tráfego orgânico para seu site ou blog, por exemplo.
- E-mail Marketing
Canal essencial para a construção do relacionamento com seus clientes através de listas de contatos. Isso o torna uma ferramenta poderosa para nutrição de leads.
- Anúncios
Por apresentar resultados significativos a investimentos relativamente baixos, torna este o meio mais utilizado para publicidade.
Os canais de anúncio mais conhecidos e utilizados são o Facebook ADS e o Google ADS.
O Google ADS exibe links patrocinados no seu sistema de buscas, que coloca seu link nas primeiras posições do seu buscador. O Facebook ADS apresenta o anúncio em meio as postagens apresentadas no feed de notícias.
- Blogs
Ter um blog exige muito mais trabalho que manter uma página nas redes sociais. Isso porque ele exige um esforço considerável, e merece sem dúvidas nossa atenção com relação as estratégias de marketing.
Com o blog podemos apresentar conteúdos úteis para nossa audiência, apontando diretamente para suas necessidades, mas também oferecendo a elas soluções específicas.
Estes foram os canais mais utilizados que apresentam resultados no marketing digital, mas não sendo as únicas, pois ainda temos e-books e webinários, por exemplo.
Utilize os melhores canais de comunicação para o seu nicho, pois apenas dessa forma poderá atingir o seu público-alvo de forma mais eficiente.