Melhores SSDs Externos

Quando falamos em SSD externo, ou disco de estado sólido, estamos nos referindo a dispositivos que são capazes de atuar como uma memória flash de alta capacidade.

O fator que torna essa tecnologia ainda mais impressionante é o fato de não conter discos físicos, muito menos componentes mecânicos, o que garante uma maior velocidade na execução de operações.

Pelo fato de não conter esses componentes, faz com que o SSD externo seja não apenas portátil, como também, pequeno, leve e muito resistente.

Com tantas vantagens, se torna até impossível não ser adepto ao uso dos SSDs externos, ainda mais quando se trabalha na área de design gráfico e que necessitam de um alto poder de memória e também de execução, como é o caso de programadores, designers, produtores de vídeo (vídeo makers), arquitetos, engenheiros de softwares, dentre outros.

Mais de tecnologia: Melhor opção em Smartwatch Xiaomi para compra em 2021

Por conta de toda a capacidade que os SSDs vêm apresentando ao mercado computacional, o preço ainda pode ser um fator limitador, embora já sejam encontrados SSDs com muita qualidade disponível a preço mais acessível.

E por esta razão, este material é para poder tirar suas dúvidas com relação aos melhores SSDs externos presentes no mercado. Confira!

SSD Externo
ssd externo

Como Comprar um SSD Externo?

De certo, adquirir um SSD é definitivamente uma excelente escolha, principalmente se não quer investir em um computador robusto no momento. Porém, é necessário considerar algumas informações antes de escolher o modelo ideal para o seu perfil.

As principais considerações que precisa ter são relacionadas a capacidade de armazenamento, o preço, e o tamanho do SSD.

Tamanho do SSD externo

Para quem busca um SSD Externo, o tamanho pode ser um fator decisivo no momento de encontrar o modelo ideal.

Isso pelo fato de que uma de suas principais características é a mobilidade, de forma que é importante estar atento ao tamanho do seu novo companheiro de trabalho.

Uma opção interessante é o Sandisk Extreme 500, que tem um design super compacto, o que o torna uma opção bastante atrativa para quem passa muito tempo fora do escritório.

Capacidade de armazenamento

Antes de mais nada, é preciso saber bem o motivo que você precisa de um SSD externo.

Se você trabalha com projetos grandes, projetos de audiovisual em altas resoluções, dentre outras atividades que exigem uma alta capacidade de armazenamento, sim, é super importante se atentar a capacidade do seu SSD.

É comum encontrar dispositivos que apresentam capacidades que variam de 120GB a 2TB, e é por conta desta variação que é importante ter noção da capacidade ideal para você, pois quanto maior a capacidade, maior será o preço a ser investido.

Velocidade de transferência

A velocidade de transferência, sem dúvidas, é um dos diferenciais dos SSDs, principalmente se comparados aos HDs.

A título de curiosidade, a taxa de operações por segundo dos SSDs chega a ser em torno de 500 vezes maior do que de um HD normal.

Ou seja, este é um ponto que você precisa considerar no momento de escolher o seu SSD, pois a velocidade de transferência que ele entrega precisa ser suficiente para você.

Outro fator importante é se atentar se o computador acompanha a velocidade de transferência do SSD, uma vez que para se ter um funcionamento pleno, o SSD precisa atuar em conjunto com outros componentes, como a placa-mãe e a placa de vídeo.

Outro fator importante que precisa ser verificado com relação a velocidade de transferência do SSD Externo é a porta USB que ele apresenta.

Conectividade

Por fim, uma outra característica importante é a conectividade do SSD. Ou seja, é preciso estar atento a quais são as portas e conexões do dispositivo.

Essa informação pode ser bastante relevante do ponto de vista da funcionalidade, pois os dispositivos com maior agilidade para transferência dependem também das portas.

Como exemplo, as portas USB do tipo C são as portas que conseguem transferir um máximo de 10 GBPS, enquanto que uma porta USB 3.0 só consegue atingir um máximo de 5GBPS.

Confiabilidade do produto

Além das características do dispositivo que se adequam ao seu trabalho, é preciso saber também com relação a confiabilidade do material. Para avaliar a confiabilidade basta verificar o MTBF (Mean Time Between Failure), ou seja, o valor médio de falhas.

A partir do MTBF é possível saber sobre a confiabilidade do SSD, uma vez que com o tempo de vida útil do SSD e o valor do MTBF é possível calcular a probabilidade de erro no hardware.

Caso seja verificado que a probabilidade de erro é grande opte por outro modelo para evitar que você perca arquivos importantes.

Compatibilidade com a máquina

Antes de investir em um SSD dos mais potentes, faça uma pesquisar de compatibilidade entre o hardware e o computador.

Se você adquirir um SSD que não é compatível com seu computador, certamente o desempenho dele será prejudicado.

Qual o Melhor SSD Externo de 2021?

Escolher dentre as inúmeras opções de SSDs externos presentes no mercado pode parecer uma tarefa extremamente difícil, ainda mais com a quantidade de modelos disponíveis atualmente.

Por isso, de forma a te ajudar a escolher um SSD que seja compatível com sua necessidade, separamos uma lista com os melhores SSDs portáteis para compra.

SSD externo Samsung T7 Touch – SSD mais seguro

ssd externo samsung

Pra começar a lista de melhores SSDs externos, temos o Samsung T7 Touch, escolhido como o Melhor e Mais Seguro SSD Externo.

Além de ser super compacto e leve, ele ainda garante velocidade e segurança na transmissão de dados.

Sua velocidade de transferência e leitura é em torno de 1050 MB/s, transferindo arquivos 9x mais rápido que os discos rígidos convencionais.

Tudo fica protegido com o uso de senha e do leitor de impressão digital, únicas formas de acessar seu conteúdo.

Seu hardware possui boa compatibilidade tanto com PC, Mac, Android e também com OS. De forma que será difícil ter problemas em conectá-lo a seus dispositivos.

Inclusive, ele é tão rápido e conta com bastante espaço de armazenamento (500GB, 1TB ou 2TB), que pode armazenar conteúdos em 4K e 8K sem problemas.

Ele também é bem durável, pois resiste a quedas de até 1,8 m e impactos diretos.

PrósContras
Boas opções de armazenamentoCusto mais elevado
Velocidade de transmissão rápida 
Leve e compacto 
Segurança com senha e impressão digital 
Ampla compatibilidade 

Adata SD700 3DSSD Externo Compacto e Durável

ssd externo adata sd700

Agora uma opção de SSD externo compacto e durável que vale muito a pena o investimento, é o Adata SD700 3D.

Ele conta com um acabamento especial ao redor, em silicone, resistente e antichoque, e que oferece maior resistência a impactos fortes e quedas de nível militar.

Ele possui certificação IP98, garantindo que ele também é a prova de água e poeira, protegendo seus dados.

Com uma velocidade de 440 MB/s, ele atende bem as mais variadas necessidades, sendo quatro vezes mais rápido que os HDs externos com acionamento mecânico.

Ele oferece três opções de armazenamento, que são de 256GB, 512GB e 1TB. Além disso, ele também é compatível com Linux, MAC, PC, Android, Windows e até Unix.

PrósContras
Boas opções de armazenamentoVelocidade de transmissão podia ser maior
Muito resistente e durável 
Ampla compatibilidade 
Leve e compacto 
Cache inteligente 

SSD externoSamsung X5SSD Portátil mais rápido

ssd externo samsung x5

O Samsung X5 pode ser a sua escolha na categoria SSD Portátil mais rápido, pois oferece uma velocidade de transferência e leitura de até 2800 MB/s.

Tudo isso é garantido pela presença de um hardware Thunderbolt 3, que oferece velocidade de até 40 Gbps de banda larga.

Com isso, ele é até 25 vezes mais rápido do que os HDs externos convencionais.

Outro ponto positivo desse produto, além da velocidade, é que ele tem um LED que informa o estado do aparelho.

Com relação à compatibilidade, ele tem ampla capacidade de leitura, em sistemas como Windows 7 ou superior, Mac OS 10.9 ou posterior, Sierra versão 10.12 ou superior e Android KitKat 4.4 ou posterior.

Ele é leve e compacto, sendo fácil de colocar na bolsa e levar para onde quiser.

PrósContras
Boas opções de armazenamentoCusto mais elevado
Ampla compatibilidadeNão é tão resistente à quedas, impactos e vibrações 
Alta velocidade de transmissão 
Hardware Thunderbolt 3 dá mais desempenho 
Leve e compacto 

SSD externo Sandisk Extreme Pro V2SSD Portátil, Pequeno e Rápido

SSD externo Sandisk Extreme Pro V2

O Sandisk Extreme Pro V2 é o SSD Portátil, Pequeno e Rápido que atende bem a maioria dos usuários. Inclusive, quem precisa trabalhar com arquivos de alta resolução, como fotos e vídeos.

Ele pesa apenas 40,8g e tem um design diferenciado, o que dá a possibilidade de você o prender em chaveiros ou até no bolso interno de bolsas e mochilas.

Dessa forma, você o tem acessível onde precisa e reduz o risco de perdê-lo, já que ele é super compacto.

Embora ele seja pequeno, ele possui uma boa velocidade de transmissão (550 MB/s) e ainda conta com software de criptografia SanDisk SecureAccess 128-bit AES para PC e MAC, o que mantém seus dados mais seguros.

Um ponto interessante sobre ele é o fato de ser compatível com USB 3.1 Tipo-C de fábrica.

Além disso, vem com dois cabos, um USB Tipo-C e um adaptador do Tipo-C para Tipo-A, aumentando a sua compatibilidade com diversos dispositivos.

Ele possui certificação IP55, ou seja, ele é resistente a respingos, derramamentos, choques de até 1500g, chuva, poeira e vibrações.

PrósContras
Ampla compatibilidadeAté o momento não foram encontrados aspectos negativos pela nossa equipe
Boa velocidade de transmissão 
Alta resistência e durabilidade 
Leve e compacto 
Design diferenciado que permite que seja usado no chaveiro ou preso na bolsa 

Seagate Expansion SSDSSD Externo com melhor Custo Benefício

Seagate Expansion SSD

Contudo, se você procura por um SSD externo mais acessível, sem abrir mão da qualidade, pode escolher o Seagate Expansion SSD como o Melhor SSD Externo Custo Benefício. Ele é compacto, leve e seguro.

Possui velocidade de até 400 MB/s, atendendo bem a arquivos como vídeos e fotos mais pesadas.

Além disso, é interessante destacar que ele tem resistência a impactos, mantendo seus dados protegidos durante viagens e na estrada, por exemplo.

Um ponto importante a ser observado é que é preciso adquirir um cabo USB-C separadamente para utilizá-lo em PCs e notebooks com esse tipo de conexão.

PrósContras
Sistema arrasta e solta, sendo plug & playCabos precisam ser adquiridos separadamente para alguns dispositivos
Leve e compactoVelocidade poderia ser maior
Resistente a impactos 
Bom custo-benefício 
Boas opções de armazenamento 

Adata ASD600Q – SSD Externo Barato e Resistente

ssd externo Adata ASD600Q

Visto como o SSD mais resistente, o Adata ASD600Q possui um acabamento em silicone antichoque e confecção 3D, que protege os dados em caso de impactos e vibrações, e ainda garante uma dissipação melhor do calor.

Ele é resistente a temperaturas que variam de 5 a 50 graus. Quanto ao design compacto e leve, ele oferece três opções de cores: preto, azul e vermelho.

Além disso, ele apresenta baixo ruído durante o uso, conta com consumo de energia reduzido e funciona com cache inteligente SLC e buffer de cache DRAM.

Ele possui Flash NAND 3D e também uma velocidade de transferência de 440 MB/s, sendo eficiente para vídeos e fotos de alta resolução.

Quanto à compatibilidade, ele tem uma lista vasta de dispositivos, como PCs e notebooks com Linux Kernel 2.6 ou mais recente, Windows XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10, Mac OS X 10.6 ou superior e até Android 5.0 ou posterior.

PrósContras
Bom custo-benefício, embora tenha 240 GBPossui somente uma opção de armazenamento
Ampla compatibilidadeA velocidade podia ser maior
Leve e compacto 
Cache inteligente 
Alta resistência e durabilidade 

Agora que você chegou até aqui e está decidido a adquirir um dos melhores SSDs Externos citados nesse artigo, saiba que fez uma excelente escolha.

Esse é, sem dúvidas, o dispositivo mais recomendado para quem busca uma maneira fácil e compacta de carregar GBs ou até mesmo TBs de dados.

Se você já analisou todos os aspectos apresentados no artigo e já tem um modelo preferido, conta pra gente aqui nos comentários qual SSD portátil você decidiu comprar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram