Bicicleta Ergométrica: 5 Benefícios para a Saúde

Uma das formas mais populares de praticar exercícios para emagrecer e aumentar a resistência muscular das pernas, sem dúvidas, é com uma bicicleta ergométrica.

Diversos são os tipos de exercícios que pode realizar com este equipamento, como em aulas de spinning, academia, ou mesmo no conforto de seu lar, pois é possível comprar vários tipos e modelos de bicicletas ergométricas que são adaptáveis a suas exigências e disponibilidade financeira de cada um.

bicicleta ergometrica

Este tipo de exercício pode parecer bastante maçante e repetitivo, mas a verdade é que este exercício trás muitos benefícios para sua saúde, como ajudando na perda de peso, tonificar as pernas e também, melhorar a saúde do coração.

Veja abaixo, 5 dos principais benefícios de fazer exercícios com a bicicleta ergométrica.

1. Ajuda a emagrecer

Os exercícios com a bicicleta são excelentes para quem está tentando emagrecer, ou mesmo eliminar aquela gordura localizada. Sem falar, que é um excelente exercício cardiovascular e que permite a queima de até 260 calorias em apenas 30 minutos de treino.

Além disso, os exercícios com esse tipo de bicicleta também ajudam a aumentar a massa muscular magra, ajudando na queima de gordura e mantendo apenas a massa magra construída com o treino de musculação. Mas fique atento e não exagere no exercício.

2. Proteção para as articulações

Fazer as aulas de Spinning na academia ou fazer os exercícios na bicicleta ergométrica são ótimas opções para manter a forma física quando precisa se recuperar de lesões ortopédicas.

Quando realizado corretamente, este tipo de exercício diminui o impacto sobre as articulações do quadril, joelhos e dos tornozelos, ainda mais se comparado com outras atividades físicas, como correr, pular corda ou mesmo jogar futebol, por exemplo.

3.  Tonifica e aumenta a resistência das pernas

Ser capaz de manter os músculos funcionando por muito tempo é sinal de que você tem uma excelente resistência muscular. Ou seja, se você está pedalando sua bicicleta ergométrica com resistência, seus músculos vão se adaptando e se tornando mais fortes e tonificados, especialmente nas pernas e regiões do bumbum.

Além disso, quando aumenta a força e a resistência de um músculo, torna-se possível também melhorar a saúde dos ossos e dos ligamentos em volta, causando um aumento de força nas atividades diárias, e evitando lesões.

 4. Prevenção de doenças cardiovasculares

Os exercícios com a bicicleta ergométrica são importantes para o exercício cardiovascular, pois melhora o funcionamento do coração, diminui a pressão arterial e controla os níveis de açúcar no sangue. Sem falar também que reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, diminuindo o risco de formação de coágulos.

Desta forma, é possível evitar muitos problemas de saúde, como o risco de infarto, pressão alta, AVC ou mesmo trombose, por exemplo.

5. Redução de estresse

Fazendo 30 minutinhos de bicicleta ergométrica, pode levar o corpo a liberar uma maior quantidade de adrenalina e endorfinas, o que irá ajudar na redução dos níveis de estresse, além de fortalecer o sistema imune e também de criar uma sensação de prazer e euforia.

Como regular a bicicleta corretamente

Sem dúvidas, um dos passos mais importantes é saber utilizar e também regular a bicicleta ergométrica, isso para poder garantir bons resultados e evitar lesões. Por isso, é importante estar atento a alguns pontos como:

  • Altura do selim: Após estar sentado, deve-se conseguir manter a perna ligeiramente dobrada no momento que o pedal estiver na posição mais baixa do movimento;
  • Posição do selim: Nesse ponto, deve-se permitir que o joelho fique paralelo ao pedal;
  • Guidão: Precisa estar disposto de forma que seja possível alcançar o guidão com os braços ligeiramente dobrados, mantendo as costas retas e os ombros relaxados.

É comum nas aulas de spinning, que o professor auxilia cada pessoa a ajustar sua bicicleta, principalmente quando é a primeira vez que estará fazendo esse tipo de exercício.

Encontre a bicicleta ergométrica ideal para você aqui: Guia com as melhores opções de bicicleta ergométrica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram