Hábitos para seu cão viver mais e feliz

Hábitos para seu cão viver mais e feliz

Neste artigo, apresentaremos alguns dos hábitos para seu cão viver mais e feliz, além de ter uma vida tranquila em meio a sociedade humana. Aqui veremos informações importantes para que você possa ajudar a tornar o dia a dia do seu pet mais completo.

É natural para quem é tutor, fazer de tudo para ver seu pet feliz e saudável. O que nos faz questionar, como fazer meu cão viver mais e melhor? E a resposta para essa questão é simplesmente ter uma rotina de cuidados com o cãozinho, como escolher a melhor alimentação, visitar o veterinário regularmente, bastante carinho, brincar com eles e estimulá-lo sempre.

Não podemos nos esquecer do fundamental aqui, que é levá-lo para passear. Afinal de contas, um cão mais ativo vive mais!

Cuidar da alimentação

Sem dúvidas, quando pensamos em ter uma melhor qualidade e maior expectativa de vida, temos como ponto inicial a alimentação! Não seria diferente com nossos animais, de forma que hoje podemos contar com rações balanceadas, com ingredientes orgânicos, tornando a ração mais atrativa.

Quando pensamos em alimentação natural, vemos uma opção ainda mais interessante para alegria do nosso cão.

É possível preparar uma refeição balanceada e com ingredientes frescos em casa, com tudo que nosso pet gosta.

O importante é buscar pela opção mais adequada para o perfil do seu cão, considerando aspectos como raça, porte, idade, nível de atividade física, alergias, e problema de saúde (caso tenha algum).

Dessa forma, o combate aos radicais livres e aos processos inflamatórios são “turbinados”, assim como a saúde do nosso bichinho.

Higienização em dia

Você sabia que escovar os dentes do seu cão ajuda ele a viver mais? Pois é, ter os dentes saudáveis permitem uma boa mastigação por mais tempo e ajudam a manter os dentes por mais tempo.

Outro ponto é levá-lo regularmente ao veterinário, manter as vacinas sempre em dia, vermífugo e antipulgas também em dia são cuidados básicos, além de serem obrigação de um bom tutor.

Por fim, mas não menos importante, manter a higiene do seu pet, pois assim poderá manter germes, parasitas e bactérias distantes.

Passear nunca é demais!

A partir do momento em que seu cão é tratado como um verdadeiro membro da família, sua expectativa de vida aumenta consideravelmente. Porém, não é o bastante para garantir longevidade e qualidade de vida para seu cão.

Passear é um dos fatores mais importantes e que aumenta as chances do seu cão ser mais feliz e saudável, pois a falta de passeio pode ocasionar obesidade.

“A falta do passeio diário pode ocasionar obesidade, que sobrecarrega articulações, coração e expõe o cão a enfermidades mais graves como doenças cardiovasculares e diabetes”, como explica a dog walker Renata Ragazini, especialista em comportamento canino.

Benefícios ao ter passeios regulares

Uma das vantagens em ter uma rotina de passeios regulares é uma necessidade básica e que acompanha a estimulação dos sentidos de seu cãozinho, mantendo ele mais tranquilo e feliz.

Outro benefício ao levar seu cão para passear nada mais é que comportamental, pois ele sente falta de encontrar com outros animais, sentir cheiros diferentes, correr um pouco para gastar energia, dentre outras razões, que inclusive afastam o stress e a ansiedade dele.

Com os passeios mais frequentes, o animal se familiariza com sons diferentes e, caso ele tenha o costume de latir muito, tenderá a latir menos quando ouvir ruídos externos, como outros cães latindo. Ele se torna mais sociável, inclusive com visitas. Em resumo, um cão que passeia tende a ser menos agressivo e mais obediente.

Se engana quem pensa que brincar em casa com seu cão, deixando ele cansado deixa ele mais feliz. Claro que ele irá gostar de interagir com você, mas a necessidade de passear na rua só se resolve com passeios frequentes.

Além de tudo que foi passado, ainda tem outros pontos positivos relacionados ao passeio, como auxilio na digestão, evita atrofiamento olfativo, acelera o metabolismo, mantêm o tônus muscular, articulações flexíveis, dentre muitos outros benefícios para seu cão estar sempre de bem com a vida.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram