Torta mousse de chocolate

Que tal uma receitinha de uma torta mousse de chocolate leve e saborosa, composta por uma base de pão de ló feita de chocolate e mais um mousse de chocolate caseiro? Hmm…que já deu água na boca!! Vamos passar a receita aqui para você saber como fazer uma torta mousse de chocolate de encher os olhos!

A receita de hoje não é para apresentar uma torta de chocolate comum, mas uma com o recheio bem suave e com a base sendo feita de bolo de chocolate, e não biscoito.

Torta de mousse de chocolate

Com certeza essa torta vai ser o centro das atenções, seja no fim de uma refeição ou em qualquer momento do dia, visto que ela é uma receita que vai bem em qualquer momento do dia. Então, vamos começar a preparar esta torta mousse de chocolate?

Ingredientes

Base do bolo

  • 5 ovos
  • 1 colher (chá) de fermento químico para bolo
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
  • 5 colheres (sopa) de açúcar refinado 

Mousse de chocolate

  • 225g de chocolate meio amargo para derreter
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 300ml de creme de leite sem soro
  • 1 pitadinha de sal

Modo de preparo

Separe as claras das gemas dos ovos, em seguida, adicione as gemas numa tigela junto com o açúcar e bata até que vire um creme. Depois bata também as claras dos ovos até firmarem.

Adicione agora na mistura da gema e açúcar, a farinha e o cacau ou chocolate e mexa bem. Em seguida, deixe o forno ligado em 180ºC.

Agora, adicione as claras batidas na mistura anterior e cuidadosamente, envolva com uma espátula ou com um fouet, para que ela seja incorporada a massa , mas sem perder o ar. Por fim, adicione o fermento e mexa apenas até misturar.

Com a massa da base da torta pronta, adicione ela numa forma untada e enfarinhada. Em seguida, leve ao forno e asse por uns 15 minutos a 180ºC ou até passar no teste do palito.

Logo após, tire-o do forno e desenforme. Aguarde esfriar por completo.

chegou a hora de preparar o mousse de chocolate caseira!!

Em uma panela, adicione o creme de leite e o chocolate, em seguida, leve ao fogo. Mexa até o chocolate derreter por completo, desligue o fogo e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Coloque na geladeira até ficar mais firme.

Agora para ter um mousse de chocolate bem suave para rechear esta sobremesa, tire-o da geladeira e bata na batedeira até o ponto de ficar bem cremosa e dobrar de volume.

Agora pegue o bolo de chocolate e remova o miolo, mantendo apenas as laterais e o fundo. Logo após, adicione o bolo novamente na forma usada, coloque o mousse de chocolate no centro do bolo e passe uma espátula com cuidado. Em seguida, leve a geladeira e deixe lá por umas 3 horas.

Agora desenforme a torta mousse de chocolate apenas no momento de servir, para evitar que ela se desmanche ou derreta. Sirva com calda de chocolate e estamos prontos para saborear mais essa delícia!

Experimente, dê seu toque especial e conte aqui nos comentários o que você achou.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram