Já faz algum tempo que o Pinterest para negócios é muito utilizado no exterior, que por sinal, possui uma interação ainda maior que muitas das redes sociais.
No Brasil, está começando a ter o mesmo processo e é bom você se preparar. Por isso, vamos ver como tudo funciona e como você poderá usar.
Ainda é um fato que muitas pessoas vejam o Pinterest como uma rede social, e questionam a possibilidade de usá-lo para geração de negócios e sua utilização para divulgar seus produtos e serviços.
Veremos neste artigo sobre a principal funcionalidade do Pinterest e também como você poderá gerar negócios para seu produto, ou serviço usando ele.
Porém, vamos esclarecer um ponto importante antes… O Pinterest não é uma rede social!
Mas sim, um mecanismo de pesquisa visual. Esta é a principal causa do Pinterest ser uma ferramenta extremamente poderosa para os negócios.
Quando acessamos o Pinterest, buscamos por inspirações ou coisas mais específicas, certo?
Pois é através dessas buscas que podemos encontrar não apenas inspirações, mas diversos produtos que possam nos interessar.
Esta possibilidade é gerada a cada momento que uma pessoa cria seu pin e cadastra um link externo, que direciona você para uma página de vendas, para um blog, para o youtube, dentre outras possibilidades.
No entanto, precisamos entender que o Pinterest não possui páginas, visto que cada postagem criada irá te direcionar para páginas específicas de produtos específicos.
Então, usar o Pinterest para empresas irá gerar um enorme fluxo de tráfego orgânico e qualificado para seu blog, por exemplo, para que o público leia seus artigos.
No momento que você se cadastra na plataforma do Pinterest, são apresentadas algumas opções de assuntos gerais que você marca de acordo com seu interesse.
Com base nestes interesses, é criada uma página inicial com os assuntos que são relevantes para você.
Além disso, você poderá fazer suas pesquisas normalmente buscando por diversos conteúdos diferentes.
Se a sua pesquisa for mais genérica, serão apresentados pequenos blocos coloridos com palavras chaves mais utilizadas nas pesquisas.
Esses blocos apresentam termos de consulta buscados por outras pessoas sobre os assuntos relacionados ao que você realizou. Essa pesquisa é semelhante a do Google, por exemplo.
Para ficar um pouco mais claro, se você pesquisar por redes sociais, por exemplo, serão apresentadas outras opções associadas como Marketing Digital, Divulgação, Imagens, dentre outros.
Cada expressão apresentada foi uma pesquisa realizada dentro do Pinterest. Estes termos conhecemos eles como Palavras chave.
Com essa breve explicação sobre as palavras pesquisadas, acredito que você tenha percebido que, assim como no Google, o Pinterest trabalha com palavras chave.
Então, antes de criar seus Pins, é preciso realizar uma pesquisa sobre o seu nicho de mercado.
Isso irá servir para você ter uma ideia sobre o que está sendo apresentado, como está sendo apresentado e assim, você poderá criar um conteúdo mais atrativo e que chame a atenção do seu público-alvo.
Aplique as melhores palavras chaves do seu nicho ou produto, pois assim terá maior destaque nas pesquisas sobre o assunto.
Crie estratégias de marketing no Pinterest, visando sempre evidenciar seu negócio.
Para contas business, temos a nossa disposição o Pinterest Analytics. Para ter acesso você pode mudar sua conta normal para uma conta business gratuitamente.
O processo de criação de uma conta é bem simples e você pode aprender sobre técnicas e melhores formas de apresentar conteúdos com o mini curso de Pinterest Marketing, totalmente gratuito.
Com sua conta empresa definida, você terá acesso aos dados mais relacionados ao número de pessoas que salvaram seu Pin, número de visitas, dentre outros recursos de grande importância.
Caso ainda não tenha uma conta no Pinterest, aconselho a criar uma e já voltada para negócios, pois assim poderá acompanhar a evolução de sua conta com base nas métricas oferecidas.
Com base nessa análise das métricas é possível se a sua estratégia está funcionando, além de poder também, replicar os pins que deram mais resultados.
Sabemos que o Pinterest funciona com base em imagens. Ou seja, apresente imagens chamativas e interessantes para seu público.
Quanto mais chamativa for a imagem e a copy utilizada, maiores as chances de atrair as pessoas para seu negócio e, consequentemente, realizar vendas diretas.
Com sua contá Business, você precisará caprichar nos conteúdos para chamar bastante a atenção do seu público.
Assim que terminado o conteúdo, quanto mais você divulgar, melhor!
Para isso, existem os Widgets do Pinterest. Que são:
Aprenda mais sobre o Pinterest para negócios no mini curso gratuito de Pinterest Marketing e aumente o tráfego orgânico para o seu negócio. Já pensou em quanto irá economizar em anúncios pagos? 😉
Algo que poucos sabem e você já pode se aproveitar disso, é que é possível ganhar dinheiro no Pinterest, tanto com loja virtual quanto produtos de afiliados.
Basta criar Pins de produtos no Pinterest super chamativos que ganhem a atenção dos usuários para clicar no seu Pin.
Ou seja, caso você possua sua loja virtual, poderá adicionar fotos de seus produtos para divulgação, redirecionando o público interessado diretamente para a sua loja.
Desta forma, você pode ainda adicionar os preços dos produtos nos Pins, mini vídeos com uma pequena apresentação de seus produtos, por exemplo.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre como usar o Pinterest corretamente, recomendo o curso Pinterest Pro, que vai muito além de um passo a passo perfeito para atrair uma enxurrada de tráfego orgânico para seu blog, redes sociais e/ou e-commerce.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado e também tirado suas dúvidas com relação ao uso do Pinterest para Negócios. Qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui!
Recomendado: Conta Business no Pinterest – Aprenda nesse passo a passo como criar a sua
Primeiramente crie sua conta, escolhendo como opção “Criar uma conta business” na página inicial do Pinterest. Caso sua marca já tenha uma conta pessoal, pode adicionar um perfil comercial a ela. Já para configurar sua conta comercial, o Pinterest fará algumas perguntas, como por exemplo, o nome e o tipo de negócio que você representa.
Ao ter uma conta business do Pinterest, você consegue gerenciar toda a movimentação realizada em seu perfil, de forma que pode descobrir o número de visualizações, linkar seu site, além de saber quais pins tiveram melhores impressões.
Primeiro, é preciso entender como funciona o Pinterest
Em seguida, Crie artes com um visual bem atraente
Adicione a informação do preço nos produtos
Adicione um botão “Pin It” em seu site
Esteja sempre atualizando
Acompanhe os resultados de performance de sua página
Divulgue o seu negócio/página
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