Receita de curau de milho verde

Você sabia que o curau de milho (ou canjica, dependendo da região) é um dos doces mais pedidos nas festas juninas! Ele é cremoso e com gostinho de comida da vovó, tem como resistir? Não né!? Esta é a razão de passarmos para você uma Receita de curau de dar água na boca! Não perde!

Acredito que como você chegou aqui, indica que você está querendo aprender uma receitinha saborosa do curau, estou certo? Então pode continuar a leitura, pois compartilhamos aqui como cozinhar a receita de curau de milho verde tradicional!

O preparo do doce de milho é bem simples, mas vale a pena conferir algumas dicas para conseguir um curau na consistência ideal e sem aqueles gruminhos. Então, vamos seguir com os detalhes deste doce tão irresistível e se prepare para deliciar a todos!

curau de milho verde
Curau de milho verde tradicional

Para os ingredientes

  • 6 espigas de milho
  • 1 xícara de açúcar (160 gramas)
  • 3 xícaras de leite (720 mililitros)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • canela em pó a gosto

Como fazer a receita do Curau de milho verde tradicional

  1. Para começar com a receita de curau de milho tradicional, corte primeiramente o milho das espigas com a ajuda de uma faca afiada. Lembre que, para garantir um curau incrível, as espigas devem estar bem graúdas e amarelinhas, com os grãos firmes, porém, não duros.

Dica: não corte o milho muito próximo da espiga para que o curau não fique com gosto amargo e também para evitar o bagaço.

  1. Feito isso, bata o milho no liquidificador junto com o leite por uns 5 minutos, até desmanchar bem o milho e obter uma mistura homogênea.
  2. Em seguida, passe essa mistura em uma peneira de rede fina e aperte com uma colher, para espremer todo o suco do milho sem o bagaço.
  3. Coloque o suco do milho em uma panela junto com o açúcar e a manteiga. Leve tudo ao fogo médio e mexa até ele engrossar, o que demorará em média uns 15 minutos.
  4. Após isso, baixe o fogo e mexa por mais uns 20 a 30 minutos, que é para apurar bem o sabor. Distribua por tacinhas ou potes e deixe esfriar sem tampar.
  5. Por fim, polvilhe seu curau de milho verde com canela a gosto e está prontinho para alegria junina!

Está é uma delícia que você pode consumir ainda morninha ou bem geladinha!

Veja também: Receita de Canjica Cremosa

Ah, não esquece de nos contar como foi a experiência! 😉

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram