A alguns anos que a Black Friday é considerada uma das principais datas para o varejo brasileiro. Já neste ano de 2020, a data terá uma importância ainda maior para o varejista. Por conta da pandemia, as promoções visam retomar as vendas e recuperar o lucro perdido durante os meses em que o varejo teve seus pontos físicos fechados.
Porém, ainda existe uma incerteza no País, pois os consumidores não devem ir às ruas para fazer suas compras, ao invés disso, devem optar pelos carrinhos online. Segundo dados de 2019 da Linx, empresa líder em tecnologia para o varejo, houve um aumento de 24% nas vendas online em relação à Black Friday do ano anterior.
Neste ano, por conta de toda a movimentação virtual, espera-se que o salto seja ainda maior com base no uso do Marketing Digital na Black Friday.
Como será uma disputa bastante frenética no ambiente digital, este será o momento ideal para que as estratégias de vendas entrem em ação para atrair os clientes e conseguir potencializar as vendas.
Então, é muito importante para todo varejista começar a investir suas ações no Marketing Digital, e começando de agora, pois dessa forma poderá se posicionar melhor no dia do evento.
É preciso impactar os seus clientes de forma mais customizada nas plataformas que eles mais utilizam, pois dessa forma poderá gerar um vínculo mais forte e duradouro, além de conseguir a fidelização desses clientes.
A seguir, temos seis dicas super importantes para que você seja assertivo e consiga realizar muitas vendas na Black Friday.
As redes sociais mais utilizadas hoje, com certeza são o Facebook, o Instagram e o Pinterest.
Garanta a presença da sua marca nessas redes sociais, pois elas são os meios mais rápidos e eficazes de comunicação com os clientes.
Então, para ter mais resultados, é preciso que o lojista esteja “presente” mais frequentemente nas mídias, com publicação de posts, sendo através de anúncios ou de forma orgânica, mas apresentando as promoções e os descontos que serão oferecidos, sendo esta uma forma de estimular a curiosidade do seu público alvo e com isso, tê-lo por “perto” acompanhando cada post se sua empresa ativamente.
Foque em públicos específicos para cada produto que terão valor promocional. Um público bem segmentado evita uma dispersão errada do investimento.
Devido à grande demanda de consumidores na web, é possível que as plataformas fiquem instáveis por um curto espaço de tempo.
Além de que, pode acontecer de um determinado produto ficar indisponível muito rapidamente e ainda assim, continuar sendo vendido, o que pode gerar um desconforto para o cliente e uma negatividade para a marca em questão.
Seja no físico ou no digital, a experiência de compra precisa ter um nível de qualidade louvável, pois garante que o cliente irá voltar a comprar mais vezes, além de poder divulgar a sua marca para amigos e familiares.
Por isso, invista em soluções digitais que permitam um bom funcionamento da sua loja, treine sua equipe de vendas, não deixe faltar produtos no estoque (isso se você trabalhar com produtos em estoque).
É bastante comum na internet que o cliente coloque vários itens no carrinho, mas não finaliza o seu pedido. Contudo, a luta ainda não foi perdida, não desista dele.
A Black Friday é uma excelente oportunidade para lembrar seus clientes do carrinho abandonado por ele anteriormente, e que ainda poderá adquirir os produtos com ótimas ofertas e descontos.
Sabendo quais os produtos desejados pelos consumidores, fica mais fácil de gerar um conteúdo mais personalizado e aplicar a estratégia de retargeting nos consumidores.
Isso você pode fazer com o uso de e-mail marketing reforçando o produto em oferta e outras oportunidades relacionadas, além de brindes e super descontos para Black Friday.
Desta forma, o cliente se sentirá mais exclusivo e terá valido a pena tê-lo mais perto. Não acha?
Claro que o momento é agora, mas nem por isso você (lojista) precisa esquecer de olhar para o futuro, o pós-venda.
Ter um serviço de entrega mais rápido, oferecer descontos únicos, ter uma ótima qualidade no atendimento, são as estratégias de marketing que devem ser utilizadas não apenas na Black Friday.
Porém, este é o momento em que estamos chegando e não pode ocorrer erros e atrasos excessivos na operação final da venda para o cliente.
Além disso, é necessário pensar nos próximos passos após a venda, dito isso, é preciso estar disponível para tirar dúvidas, atender solicitação de reclamações dos clientes e principalmente, focar nas soluções que não manchem a sua marca perante o consumidor final.
Você atende seus clientes via WhatsApp? Caso não atenda, aconselho começar a realizar esses atendimentos.
Crie um grupo especifico para a Black Friday onde os participantes terão acesso em primeira mão a links exclusivos de produtos com descontos especiais.
Caso possa ainda ofertar um benefício exclusivo para as pessoas que fizerem parte desse grupo também ajude a aumentar suas vendas.
Ao anunciar seus produtos nas redes sociais, apresente eles através de vídeos animados para que a interação do público seja ainda maior.
Não precisa ter os valores, mas chamadas mostrando que alguns dos produtos estarão com preços especiais durante a Black Friday.
Já pensou em criar um vídeo com seu celular mesmo para falar das promoções de sua marca? É uma ótima estratégia para mostrar que existe pessoas “do outro lado da tela”.
Mas se for tímido, não tem problema, você pode contratar uma pessoa especializada na criação dos vídeos apresentando seus produtos. Podemos lhe indicar uma pessoa que confiamos, se for o caso.
É importante entender que a divulgação do produto e da oferta em si, são um dos fatores importantes, mas o maior objetivo é mostrar para as pessoas que a sua loja existe, tem um endereço físico (ou apenas online) e que existem “pessoas do outro lado”.
Um detalhe muito importante a partir de agora é que, ao terminar a Black Friday, é chegada a Cyber Monday, e logo após vem Natal e Ano Novo, já no mês seguinte.
Estas são datas muito importantes para as vendas de sua marca e devem manter o foco no ambiente digital.
Preze por manter um bom relacionamento com os seus públicos, pois estabelecendo um vínculo emocional e engajamento com eles, a sua loja será a primeira opção deles no momento de adquirir um novo produto.
Vendas online é um trabalho desenvolvido constantemente, onde analisar o comportamento dos clientes é um elemento fundamental para oferecer melhores oportunidades e sempre em sintonia com o momento em que estão.
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