Quando o assunto é conquistar novos clientes e aumentar a presença de sua marca no mercado, algumas das ferramentas do Google são essenciais, sem contar que são úteis, para o seu negócio. Você sabe o que é e como funciona o Google Adwords?
O Google Adwords, mais conhecido atualmente como Google Ads, é uma plataforma de anúncios robusta, e que devido ao seu alcance mundial, ela é sinônimo de expansão e visibilidade, pois é importante para o impulsionamento de marcas e também para a criação de novas oportunidades de negócios.
Claro que sua empresa não pode ficar de fora, e por isso, escrevi esse artigo onde você irá entender como funciona o Google Adwords e também, como criar suas campanhas online em questão de minutos. Vamos continuar?
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Criado no ano de 2000 pela Google, o Google Ads é uma ferramenta de publicidade online que apresenta anúncios no formato de links patrocinados com base nas palavras chaves utilizadas quando são realizadas as pesquisas.
Embora tenham surgido outras plataformas no mercado com a mesma finalidade, como o Facebook, por exemplo, ainda assim, o Google lidera o ranking mundial em questão de receitas com publicidade online, de forma que baseado nos dados disponibilizados pela Statista, só no ano de 2019 foram em torno de 134,81 bilhões de dólares.
Contudo, sua principal diferença é a possibilidade de entregar sua mensagem para uma audiência qualificada com base em uma segmentação bem específica.
Quando uma busca é realizada, é possível perceber anúncios de produtos ou serviços relacionados ao que está procurando, mas para chamar mais a atenção dos consumidores, estes são posicionados em locais estratégicos da página, como no topo e também no rodapé.
Esta é uma forma poderosa do Google Adwords, mas não a única utilizada, pois os anúncios também são exibidos em formatos diferenciados de banners e vídeos nos diversos sites parceiros do Google através de outro serviço que falaremos em um outro momento, que é o Google Adsense.
Claro que ao longo do tempo foram realizadas melhorias significativas na plataforma para deixa-la ainda melhor e apresentando mais resultados para os anunciantes.
Você deve concordar comigo que o anúncio ideal é aquele que alcança as pessoas certas no momento certo. Correto?
Pois bem, esta é uma razão para que a ferramenta seja considerada a melhor opção do mercado, já que ela promove seu produto de forma segmentada, mensurável e ainda, direcionada. Abaixo temos algumas das vantagens apresentadas do Google Ads.
Rapidez na disponibilidade dos anúncios
Quando são definidos todos os parâmetros necessários para o objetivo da campanha, como é o caso do uso das palavras chaves, o plano de ação que será utilizado, localização e o valor que será investido mensalmente, o anúncio estará sendo apresentado em poucas horas.
Investimento sem surpresas
Uma outra vantagem do Google Adwords é a definição do orçamento, o que é realizado por você. De forma que você define o valor total que deseja utilizar no mês, mas que pode ser redefinido caso haja alguma necessidade.
Desta forma, você tem mais segurança ao fazer um anuncio, pois terá a possibilidade de ir ajustando o valor investido de acordo com os resultados. Em caso de uma campanha não está indo bem, você pode cancelar e aumentar o valor das campanhas com melhor resultado, tendo um maior retorno.
CPC (Custo Por Clique)
Outra vantagem é a de ter seu investimento descontado apenas quando seu anúncio é clicado. Sendo assim, o CPC também é definido por você, que pode informar o valor máximo que está disposto a pagar por clique recebido.
Segmentação
Não poderia deixar de falar um pouco sobre a segmentação de público que é feita na plataforma. Ela é altamente específica, pois você tem vários formatos que podem ser utilizados, dos quais podemos destacar:
Palavra-chave: Os anúncios são apresentados com base nas pesquisas realizadas pelo usuário, com a utilização de palavras específicas, frases ou mesmo, expressões, levando-se ainda em consideração o histórico de navegação.
Tópicos e canais: é possível definir tópicos específicos, de forma que os anúncios serão exibidos em sites parceiros que tratem desses tópicos.
Público-alvo: com uma grande variedade de informações obtidas do público-alvo através da segmentação, com base nas informações que representam a persona do seu negócio , é possível apresentar os anúncios não apenas no próprio Google, mas também nos sites parceiros que tenham áreas definidas para apresentação dos anúncios.
Demográfico: Fazer uma segmentação demográfica é primordial para campanhas as quais tenham um público-alvo muito específico. Neste ponto, é possível escolher entre opções de gênero, idade, localização, dentre outras opções.
Dispositivos: Nesta segmentação é possível definir quais os anúncios que serão exibidos apenas no smartphone, por exemplo.
Programação: Nesta possibilidade de segmentação, é possível definir os dias e horários nos quais as campanhas serão exibidos, melhorando ainda mais a eficácia da campanha.
Maior Alcance
Hoje é praticamente impossível não depender do Google, de forma que sempre que surge uma dúvida, a primeira informação que vem a nossa mente é: pesquisa no google.
A barra de pesquisas do Google é utilizada para inúmeras informações, sejam elas produtos, locais, endereços, serviços, empresas, dentre muitas outras.
Quando realizamos uma busca, indica que temos um interesse em algo, e isso possui um enorme potencial para atrair novos clientes para sua empresa, de forma a mostrar para os clientes soluções que resolvem o problema que estão enfrentando e buscam por uma alternativa viável para resolvê-lo.
Segundo dados apresentados pelo comScore, o Google detém em torno de 65% de todas as buscas já realizadas na internet. Já na América Latina, de acordo com a Estatista, o número é de mais ou menos 92% de todas as pesquisas realizadas por meio do Google. Isso te diz alguma coisa?
O alcance que seu anúncio pode obter através dessa plataforma é enorme!
Mensuração dos resultados
Além das vantagens vistas sobre o Google Adwords até o momento, o anunciante ainda possui acesso a uma gama de informações valiosíssimas sobre o envolvimento do público-alvo com cada um de seus anúncios.
Dentro do Google Ads, você possui várias opções de verificação, sendo uma delas a quantidade de cliques e impressões. A contabilidade dessas impressões é realizada quando o anúncio é clicado e realiza algum tipo de conversão na página, sendo os mais comuns, o de compra, preenchimento de formulários ou mesmo o download de ebooks.
Tendo um controle mais específico como esse, você ainda tem a possibilidade de “manter um contato” com as pessoas interessadas, o famoso Remarketing, onde são enviados anúncios mais específicos para quem já possui uma conexão com a marca, reforçando assim, a campanha.
Essas informações são contabilizadas e disponibilizadas pelo Google Ads, dando ao anunciante o total controle sobre seus investimentos com os anúncios, além de uma visão geral dos anúncios que recebem mais cliques e quais demonstram uma melhor performance. Com isso sendo possível você saber quais os anúncios que irá priorizar aumentando o investimento.
Além desses dados, é possível ter acesso a outras informações como o custo médio de publicidade, resultados por anúncios mobile, dentre outras que podem melhorar suas campanhas.
Sem contar ainda com a possibilidade de utilizar o Google Analytics para fazer o rastreamento do comportamento do seu público-alvo, entendendo mais sobre seus hábitos, como o tempo investido da pesquisa até a efetivação da compra, interesses e muito mais.
O que vimos praticamente até o momento foi que com o Google Ads é possível criar anúncios de produtos ou serviços de nossa empresa para que estes sejam apresentados nos resultados de pesquisa do Google e também na sua rede de sites parceiros.
De forma geral, são anúncios pagos e que são apresentados em um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa relacionados a palavras chaves determinadas.
Quando uma pesquisa é feita no Google, é feita uma busca na biblioteca de conteúdos relacionados ao termo utilizado, quando são encontrados esses conteúdos, eles passam a aparecer primeiro como links patrocinados, posicionados no topo das páginas de busca. Desta forma, uma campanha patrocinada será sempre exibida antes dos resultados orgânicos.
Ao acompanhar os relatórios de desempenho disponibilizados pelo Adwords, é possível obter dados com maior precisão para toda a sua campanha, como por exemplo, informações de ROI, Avaliação de conhecimento de marca, avaliação de tráfego, vendas, conversões, dentre outros.
Desta forma é possível saber o que pode ser melhorado na campanha para que a mesma tenha o melhor desempenho possível com melhores resultados, ou se é o momento de parar esta campanha e reavaliar.
Sabendo como é o processo de funcionamento do Google Adwords, chegou o momento de ver falar um pouco sobre cada uma de suas funcionalidades para que saiba melhor o que utilizar nas suas estratégias.
Rede de pesquisa
Esta funcionalidade é responsável pela integração das páginas onde sua campanha publicitária será exibida. Assim, os links patrocinados não irão aparecer apenas nos resultados de pesquisa, mas também nos sites do Google, como os portais parceiros, Google play, e também nos afiliados do Google Adsense.
Rede de display
Para obter ainda mais alcance dos seus anúncios, você pode utilizar a rede de display, pois ela ainda inclui campanhas gráficas, como é o caso de banners interativos, os quais são exibidos nos sites do Google, como o próprio YouTube e Gmail.
YouTube Ads
Pelo fato de estar integrado a rede de display do Google, o YouTube Ads permite a criação e a divulgação de anúncios em formatos variados, os quais vão de vídeos a gráficos. Sem contar que é possível ainda escolher quando e onde sua campanha será exibida na plataforma e também para qual público será apresentada.
Anúncios para listas de e-mail
Este é um dos recursos mais efetivos do Google AdWords, no qual seus anúncios são exibidos apenas para as pessoas que se cadastram na lista de e-mails de seu site.
Desta forma, as suas mensagens serão enviadas apenas para os consumidores que demonstraram interesse em seus serviços ou produtos, o que aumenta muito as chances de se ter uma alta nas taxas de conversão.
Call only
A proposta do Call Only é de ter o número de telefone de sua empresa no próprio anuncio, de forma que quando o seu anúncio for clicado por um possível cliente a partir do smartphone, o mesmo será direcionado para fazer uma chamada telefônica e não mais para um site.
Google Shopping
Todos os dias são realizados os mais variados tipos de pesquisa no Google, ainda mais quando se trata de produtos e serviços. Sabendo desta demanda, O Google disponibilizou o Google Shopping, que é uma ferramenta para exposição de produtos e comparação de preços.
Ou seja, neste momento temos pesquisas diretas por produtos e serviços que a sua empresa pode oferecer.
Quem atua no mercado com vendas, ter o auxílio do Google Shopping para a realização de seus anúncios é uma estratégia obrigatória.
Aplicativos móveis
O Google Ads é ainda uma opção bastante interessante para realização de anúncios dentro de aplicativos móveis, onde existem várias opções de anúncios nesse caso, visando estimular a interação com a sua campanha por meio de dispositivos móveis.
Lookalike
Ferramenta mais que interessante, pois pode ser utilizada como um recurso de segmentação, para poder alcançar um público que não faz parte de sua audiência direta, mas que possui semelhanças com ele, podendo consumir seus serviços e produtos da mesma maneira.
Este é um modelo que pode ser utilizado em vários anúncios do Google, como por exemplo na Rede de Display, Youtube ou Gmail. A opção de Lookalike permite criarmos listas que serão atualizadas constantemente com base nos visitantes de seu site.
Remarketing
Com esta estratégia é possível aplicar fazer com que seus anúncios “encontrem” seus usuários por outros sites.
Podemos afirmar então que o remarketing é sim, uma estratégia poderosa para aumentar a conversão das vendas, estando sempre presente para o lead de forma a convencê-lo a fechar a compra.
Quando se trata da forma que os anúncios serão exibidos para os usuários, precisamos entender sobre algumas regras simples. Vejamos então com relação aos dois pontos necessários e como é feita a verificação através de uma média.
Índice de Qualidade
O primeiro item que temos é o índice de qualidade. O próprio Google realiza uma avaliação interna e a partir daí, determina o grau de relevância das palavras-chave utilizadas, tanto do anúncio quanto da página de destino para qual o usuário está realizando sua pesquisa.
O índice é fundamental para definição da composição de posição que o seu anúncio será exibido dentro do mecanismo de buscas. Isso mostra que não é apenas no anúncio que você deve pensar, mas também na página de destino a qual o usuário será direcionado e que terá um impacto sobre ele.
Lance máximo do CPC
Dentro do Google Ads, todas as campanhas de marketing funcionam como leilões, onde é preciso definir o valor que sua empresa aceita pagar por cada clique nos seus anúncios.
Em outras palavras, se você aceitar pagar um valor mais alto por clique, terá um melhor destaque na Rede de Display ou na listagem de buscas, garantindo maiores chances de atrair a atenção dos usuários.
Quando temos uma campanha já configurada e o orçamento foi definido, é necessário incluir também o CPC máximo, de forma que será considerado o maior lance para que seu anúncio apareça em uma determinada busca.
Ad rank
Ainda que os valores máximos por clique tenham grande importância, quem aparece em maior destaque não necessariamente é quem paga o maior valor, pois o Google possui uma métrica que faz uma média entre o valor investido e a relevância dos anúncios para o lead.
O posicionamento final para o anúncio é definido pelo Ad rank, que é o valor médio composto pelo Índice de qualidade e o CPC máximo informado.
Assim, podemos criar campanhas bem posicionadas com possibilidade de disputar as primeiras posições, tendo como foco a qualidade e a relevância dos nossos anúncios e páginas de destino, mantendo o orçamento base da campanha.
A plataforma do Google Ads é bastante simples e também intuitiva, o que facilita no momento de fazer as configurações necessárias. A maior questão, no entanto, não é entender como lidar com a ferramenta, mas sim, com as configurações das campanhas.
Claro que entendendo a plataforma já auxilia e muito no processo, facilitando assim, a criação dos anúncios de forma mais eficiente e com um maior alcance e menores custos.
O Google Ads está dividido em quatro níveis. Vejamos quais são eles:
Conta
O passo inicial é criar a sua conta, o que já é um processo bastante simples, pois é necessário apenas ter uma conta do Gmail ativa para realização do cadastro.
Após isso, é preciso fazer configurações de acesso para outros usuários, caso trabalhe em equipe. Ainda neste momento, é onde são configurados os acessos as ferramentas de apoio como o Google Search Console e o Google Analytics.
Campanha
Quando o assunto são as campanhas, estas podem ser criadas de forma separada umas das outras, de forma que os anúncios, segmentações, públicos, valores investidos sejam pertinentes a cada campanha individualmente. O que permite o uso de várias estratégias diferentes sem comprometer nenhuma das campanhas.
Além disso, as campanhas podem ser criadas especificamente para canais diferentes, sendo mais específicos, como é o caso de criar uma campanha apenas para o Youtube, uma outra campanha voltada para Rede de Display, e assim por diante.
Grupo de anúncios e palavras-chave
Uma outra maneira é particionar os grupos de anúncios, mas agora, todos dentro de uma única campanha. Neste caso, se torna ideal quando o objetivo geral é a nível de campanha, mas de forma que cada grupo de anúncios tenha uma segmentação própria. Neste caso ainda é possível definir palavras-chaves para cada grupo de anúncios e ainda determinar lances de CPC máximo.
Anúncios
Por último, mas não menos importante, temos o último nível que é o de anúncio, na qual será criada toda a publicidade que será vista pelo usuário da plataforma do Google.
Sendo um anúncio de texto simples, composto por dois títulos, uma descrição, a url final e um caminho, onde podem ser utilizadas palavras chaves para completar esse campo.
Agora que temos um conhecimento a respeito da ferramenta, precisamos saber como criar os anúncios na prática. Aqui temos definido um passo a passo para que possas colocar suas campanhas no ar de forma facilitada e com maior rapidez:
Agora, é preciso ter em mente que, para que possas atingir resultados com maior eficiência, é preciso que sua empresa tenha assistência de especialistas em Marketing Digital.
Com base em tudo que foi visto neste artigo, o Google Ads é uma ferramenta com alto potencial de sucesso, no qual você tem autoridade sobre o seu orçamento, podendo aumentar as chances de atingir o seu público desejado, pois poderá determinar em quais pesquisas seus anúncios irão aparecer.
Ao utilizar a plataforma da maneira correta, ela pode lhe ajudar a ver suas campanhas como sendo mais um canal exclusivo de vendas para sua empresa e garantindo resultados ainda mais promissores a cada dia.
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