A sua empresa já investe na fidelização de clientes? Essa é uma estratégia que pode te garantir muito mais retorno financeiro do que a captação de novos consumidores.
Visto que ela é essencial para conferir a autoridade e a credibilidade da sua marca. Basicamente, ao reter os seus consumidores, você aumenta as chances de realizar um upsell.
Além disso, investir na fidelização de clientes resulta na divulgação orgânica e espontânea dos seus produtos. Se interessou pelo assunto? Então, continue lendo para aprender como fidelizar clientes na sua empresa.
Fidelizar os clientes da sua empresa é tão importante quanto atrair novos consumidores para os seus produtos. Pois, os novos contatos não são o suficiente para manter o rendimento do seu empreendimento.
Afinal, a quantidade de novos compradores para os seus produtos sofre muita variação ao longo do ano. Bem como, a eficiência do seu processo de captação e nutrição de leads.
Dessa forma, a fidelização de clientes é a melhor maneira de garantir uma receita previsível para a sua empresa. Já que é possível avaliar a frequência de compra dos seus consumidores e empregar estratégias para aumentá-la.
Além disso, clientes satisfeitos e fiéis vão indicar a sua marca de maneira espontânea e constante. Divulgando os seus produtos em lugares que você dificilmente teria a oportunidade de chegar. Por exemplo, em reuniões de família.
Da mesma forma, quando uma pessoa adquire um produto da sua empresa e tem uma boa experiência. Há uma grande probabilidade de que ela volte a comprar e, em geral, o valor das suas compras aumenta significativamente.
Logo, aprender como fidelizar clientes só beneficiará o seu empreendimento. Então, nós preparamos 5 dicas fundamentais para você colocar em prática.
Em primeiro lugar, para colocar em prática uma estratégia de fidelização de clientes é necessário focar nas pessoas certas. Ou seja, diminuir o investimento em captar leads e focar em quem já comprou algum dos seus produtos.
Afinal, converter um lead em um potencial consumidor para a sua empresa demanda tempo e muita nutrição. Contudo, não é necessário muito esforço para estimular um cliente satisfeito a realizar uma nova compra.
Basicamente, o primeiro passo é ter certeza de que o seu produto atende o seu público-alvo. Depois disso, é preciso certificar-se de que a entrega da sua mercadoria é ágil e personalizada.
Pois, as empresas que se destacam melhor atualmente são as focadas na experiência do usuário. Em outras palavras, são as que valorizam as opiniões e emoções do seu cliente.
Dessa forma, são capazes de fazê-lo se sentir acolhido e representado pela marca. Assim, focar na personalização da entrega dos seus produtos é um grande diferencial.
Já que esse é um dos pontos chave na hora de planejar como fidelizar clientes para a sua empresa. Um grande exemplo da importância na entrega é a popularização de vídeos e reviews de unboxing de produtos na internet.
Além disso, é importante focar na experiência do seu cliente antes mesmo dele concretizar a compra. Focando em 4 critérios principais:
Outro conceito muito importante na fidelização de clientes é o atendimento prestado pela sua empresa. Pois, não adianta você ter o melhor produto se o seu cliente não se sentir acolhido quando algo der errado.
Nesse sentido, as maiores decepções dos consumidores com as marcas estão relacionadas a qualidade do suporte. Portanto, é importante que a sua empresa conte com atendentes qualificados e bem treinados.
Assim, é fundamental que o atendimento seja ágil, humanizado e direto ao ponto. Visto que, grande parte dos clientes entra em contato com o suporte para tirar dúvidas ou conseguir mais informações.
Da mesma forma, a sua empresa também pode disponibilizar atendimento VIP para consumidores fiéis. Já que esse é um diferencial que com certeza fará com que os seus clientes se sintam valorizados.
De fato, oferecer vantagens e recompensas para os consumidores da sua marca é essencial no processo de fidelização de clientes. Pois, fará com que eles se sintam importantes.
Além disso, as vantagens contribuem para a personalização do serviço prestado pela sua empresa. Já que, a depender do que for oferecido, o cliente sentirá que o investimento realizado nos produtos é reconhecido.
Então, conforme mencionamos no tópico anterior, o atendimento VIP pode ser uma das vantagens oferecidas aos seus clientes fiéis. Entretanto, existem outras opções que você pode considerar.
Já que, quanto mais recompensas você oferecer, mais o consumidor se sentirá valorizado pela sua empresa:
Da mesma forma, quando você pensar em como fidelizar clientes para a sua empresa, precisa levar em conta os feedbacks. Já que é fundamental que eles sintam que as suas opiniões são importantes.
Entretanto, é claro que nem sempre você poderá colocar em prática as sugestões dadas pelo seu público. Mas, é importante que eles saibam que foram ouvidos e que a empresa teve consideração pela sua proposta.
Então, sempre deixe um canal aberto para dialogar com os consumidores da sua marca. E, na medida do possível, tente atender às críticas construtivas do seu público.
Dessa forma, você fará com que os seus consumidores se sintam incluídos e respeitados pela sua empresa. Contribuindo muito para o processo de fidelização de clientes.
Por fim, a quinta dica de como fidelizar clientes é investir no monitoramento dos resultados das suas ações na internet. Pois, assim você poderá melhorar a experiência dos usuários e ainda estará mensurando os frutos obtidos ao longo do trabalho.
Já que quanto mais você monitorar os resultados, mais conhecerá as preferências do seu público. Permitindo que você adote estratégias cada vez mais eficazes para realizar a fidelização de clientes.
Basicamente, para realizar o monitoramento, você irá precisar utilizar um CRM (Customer Relationship Management). Existem muitos disponíveis no mercado, mas os mais utilizados são:
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