Como fazer um pudim sem furinhos

Por ser uma das mais tradicionais e deliciosas sobremesas que compõem a nossa mesa, o pudim de leite condensado pode ser feito de diversas maneiras. Eis que não podíamos deixar passar a oportunidade de lhe passar essa simples receita de um pudim sem furinhos.

Pudim sem furinhos

Por que o “pudim sem furinhos”? Bem, explicando esse ponto da aparência, é que ao se tratar de uma culinária clássica, esses furinhos são considerados um erro no preparo.

Pudim com furinhos é sinal de “erro” no preparo?

Pudim sem furinhos

Pois é, essa foi uma dúvida levantada por uma seguidora no twitter da chef Paola Carosella, que respondeu a respeito, informando que os furinhos no pudim são “um defeito de cozimento”, além disso, explicou também que o pudim de leite condensado perfeito precisa ter uma textura lisa.

A chef afirma que os erros no preparo podem deixar o doce com os furinhos. Esse resultado pode ser de cozimento em altas temperaturas ou mesmo maior tempo que o necessário, além de também ser pela proporção de ovos errada.

Como fazer pudim sem furinhos?

De forma simples, o que dá vida aos furinhos no pudim é o ar incorporado na massa.

Por isso, para ter um pudim com uma consistência lisa é importante que evitemos que bolhas sejam formadas no preparo da massa, e para isso, mexer com bastante cuidado e estourar as bolhinhas que aparecem.

Mais um fator que não pode ser deixado de lado é preciso deixar o forno em uma temperatura mais baixa, pois isso ajuda a evitar que as gemas coagulem.

Vamos a receita de um pudim de leite sem furinhos?

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite

Para a calda de caramelo

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 160ºC. Em seguida, em uma tigela, mexa os ovos utilizando o batedor de arame para misturar bem as claras com as gemas.

Aos poucos, vá adicionando o leite, e mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar. Evite movimentos bruscos para que não seja incorporado ar na mistura.

Para o Caramelo

Para a cobertura, com fogo médio, leve uma panela contendo 3 xícaras (chá) de água que será usada para fazer a calda, e também, assar o pudim em banho-maria.

Numa outra panela, adicione o açúcar e depois leve ao fogo baixo para derreter. Mexa o açúcar com uma espátula até formar um caramelo dourado. Agora, meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e espalhe o líquido sobre o caramelo.

Para a montagem

Com a calda pronta, transfira-a para a fôrma e, em seguida, despeje a massa do pudim, passando por uma peneira. Em seguida, coloque a fôrma dentro de uma assadeira e depois, leve ao forno, regando com a água fervente até que cubra metade da fôrma do pudim.

Agora vamos deixar que asse por 1 hora e meia.

Passado o tempo, retire o pudim do forno e deixe amornar, leve-o para a geladeira por mais ou menos 3 horas.

Agora que está tudo pronto, antes de servir, passe a base da fôrma sobre a chama do fogão aceso, para soltar a calda e poder desenformar.

Agora que você tem essa maravilha para preparar, o que acha de uma receita de pudim de banana? 😉

Gostou da receita, deixe aqui seu comentário sobre sua experiência preparando essa delícia! 😉