Como Fazer Iogurte Natural

Neste artigo, vou te ensinar como fazer iogurte natural caseiro bem simples e prático. Vou passar aqui algumas dicas e truques para um melhor aproveitamento dessa maravilha.

Como fazer Iogurte Natural

Para a preparação do iogurte natural, você precisa apenas de dois ingredientes, que são o leite e um potinho de iogurte natural, sem açúcar. Pois quem vai fazer a mágica da fermentação acontecer é o calor! E é por isso que você precisa estar atenta às temperaturas no processo.

Para começar, basta colocar para ferver 1 litro de leite, e depois deixar ele esfriar até ficar morno. Depois, misture 1/2 pote de iogurte natural e deixe ele por 8 horas em um local abafado. Pronto!

iogurte natural caseiro
iogurte natural

Agora vem alguns truques especiais

Para a preparação, utilize leite integral, pode ser o de caixinha, não tem problema.

A temperatura ideal do leite para misturar o iogurte é quando ele estiver morno. Para ter certeza, coloque o dedo mindinho no liquido e conte até 10 (não preciso te falar que precisa estar com as mãos bem limpas, não é? 😉 ).

Se você conseguir manter o dedo por 10 segundos sem sentir desconforto, é sinal de que o leite está no ponto certo.

Agora, misture o iogurte natural com um pouco de leite morno. Isso é para quando você for adicioná-lo ao restante do leite morno, ele não vai empelotar.

Outra dica aqui é que o iogurte tem que conter apenas leite e fermento lácteo. Algumas vezes pode aparecer nos ingredientes algo como leite reconstituído, leite em pó, então não se preocupe.

Mas eles não podem ter açúcar, gelatina espessante ou outros ingredientes, pois pode não dar o ponto certo. Como opção, utilizamos muito o Nestlé e o Vigor, fica a dica!

Além disso, você também pode usar leite e iogurte desnatados ou semidesnatados, mas como resultado, o iogurte não ficará tão cremoso e firme. Ao invés disso, ele ficará mais ralinho. Então, fica a dica, o melhor é utilizar leite integral e iogurte integral.

Para a armazenagem, mantenha o iogurte em um recipiente com tampa, enrolado em um pano de prato ou mesmo jornal dentro do forno por 6 a 8 horas.

Caso o tempo esteja fresco no dia em que você for fazer o iogurte, pode colocar o iogurte também dentro de um coloque dentro de uma bolsa térmica, ou mesmo um isopor, durante o tempo que ficará em repouso.

Quando seu iogurte estiver acabando e for fazer mais, separe aproximadamente uns 100 ml do que você já preparou para fazer a próxima leva.

Se por acaso quiser fazer o iogurte grego, ele é bem mais denso. Neste caso, após as 8 horas de descanso, coloque uma peneira sobre uma travessa funda e sobre a peneira, um pano de prato limpo. Vá despejando todo o iogurte no pano e por fim, mantenha o iogurte na geladeira por mais um período de 6 horas que é para escorrer todo o soro.

E é isso! Agora que você aprendeu como fazer Iogurte Natural, que tal preparar aquela sobremesa deliciosa com ele? Veja aqui nossa receita de bolo de Iogurte Natural

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram