Estar por dentro das principais tendências do Marketing Digital é essencial para quem tem um empreendimento online. Pois, manter-se atualizado, permite que você se destaque da concorrência.
Da mesma forma, mostra ao público que a sua empresa está apta para oferecer os melhores serviços. Portanto, quanto antes a sua marca se adequar às novidades do mercado, mais autoridade ela alcançará.
Um atributo fundamental para melhorar o alcance e relevância dos seus produtos na internet. Então, descubra neste texto as maiores tendências do marketing digital em 2020 para colocá-las em prática o quanto antes.
1º Lugar: Humanização
Uma das principais tendênciasem 2020 é a humanização das empresas. Ou seja, procurar manter uma linguagem pessoal e humana ao dialogar com o público.
Já que, na internet, as pessoas estão em busca de identificação e conexão. E ninguém consegue se conectar com uma empresa que mantém uma linguagem estritamente formal e fria.
Mais do que nunca o público quer conhecer as pessoas por trás da marca. Pois, querem se identificar com os seus discursos e se inspirar com as suas histórias.
Então, empresas que mantém uma relação distante do público, prezando por manter uma imagem sólida e impessoal. Estão desatualizadas e correm um sério risco de perderem a relevância no mercado.
Para confirmar essa tendência, é só acompanhar o comportamento das grandes marcas nas redes sociais. Já que todas elas estão em busca de manter um diálogo aberto com o público.
Não só através dos comentários em suas publicações, mas no próprio conteúdo que elas compartilham. Que sempre tem o objetivo de aproximar a marca da rotina dos seus clientes.
Dessa forma, levando em conta que a humanização é uma das mais relevantes tendências do marketing digital. As empresas que mais irão se destacar são aquelas que:
- Conseguirem despertar a emoção do público;
- Demonstrarem empatia pelas ideias e histórias da sua audiência;
- Prezarem por manter um comportamento ético e transparente.
2º Lugar: Comunicação por WhatsApp
Outra forte tendência em 2020 é a comunicação via WhatsApp. Pois, optar por manter o contato com o público através de mensagens privadas torna a conversa muito mais pessoal.
O que está completamente alinhado com a necessidade da humanização do relacionamento entre as empresas e os clientes. Dessa forma, construir um diálogo por meio desses canais garante maior chance de conversão.
Uma vez que, as conversas privadas são checadas muito mais vezes pelo público do que os e-mails. E permitem que a comunicação seja mais personalizada, direta e atrativa.
Assim, o WhatsApp é a melhor opção dentre as alternativas de chats privados disponíveis no mercado. Tornando-se uma das grandes tendências do marketing digital.
Visto que a plataforma possuí mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo. Além de ter batido a marca de 5 bilhões de instalações na Google Play Store em janeiro deste ano.
Ademais, se pensarmos apenas no cenário nacional, o WhatsApp conta com mais de 120 milhões de usuários. E está presente em 99% dos celulares.
Além disso, também é uma das principais fontes de informação para 79% da população brasileira. Com base em uma pesquisa realizada pela Câmera dos Deputados em 2019.
Outro grande destaque é o WhatsApp Business que segundo o SEBRAE já é utilizado por 72% dos empreendedores digitais. Já que o App possui diversos recursos que otimizam o contato com os clientes.
Permitindo até mesmo a criação de catálogos, filtros e repostas automáticas. Então, se você ainda não utiliza o WhatsApp como forma de interagir com o seu público, está ficando para trás.
3º Lugar: Conteúdo em áudio
A produção de conteúdo em áudio também é uma das principais tendências do marketing digital em 2020. Pois, com toda a correria do dia a dia, às vezes fica difícil arrumar tempo para ler um artigo.
Ao passo que é fácil escutar a um podcast ou audiobook enquanto realizamos nossas tarefas diárias. Então, muitos blogs e portais de notícia tem optado por disponibilizar players de áudio como alternativa a leitura do texto.
De forma que isso faz um tremendo sucesso com a audiência, o que garante ainda mais acessos e também compartilhamentos. Porém, para aqueles que querem aproveitar ainda mais essa tendência do mercado, gravar um podcast é a melhor opção.
Já que, se o conteúdo for de valor, o engajamento gerado no público é enorme. Pois, além de ser uma fonte de informação gratuita, permite que as pessoas conheçam quem está por trás do serviço.
Encorajando a conexão e interação entre o público e os produtores de conteúdo. Portanto, não é atoa que tantas marcas estão investindo em patrocinar ou lançar podcasts por aí.
4º Lugar: Inteligência Artificial
Não há como falar sobre as tendências do marketing digital sem mencionar a Inteligência Artificial. Uma vez que essa é uma tecnologia cada vez mais presente na rotina dos usuários da internet.
Um bom exemplo disso, é a popularização de pesquisas por voz. Segundo um levantamento feito pela comScore, até o final de 2020, 50% das buscas online serão realizadas por voz.
O que pode ser explicado por três fatores principais:
- Agilidade: realizar buscas por voz é mais rápido do que digitar;
- Adaptação: 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular;
- Inovação: a tecnologia avança cada vez mais oferecendo serviços mais completos de assistentes virtuais.
Dessa forma, os empreendedores digitais devem estar cada vez mais focados em melhorar a experiência do usuário. Adaptando a divulgação de seus produtos e conteúdos às demandas cada vez mais interativas do público.
Por exemplo, as empresas que possuem lojas ou estabelecimentos físicos podem investir no marketing em aplicativos de GPS. Para que os assistentes virtuais encontrem e recomendem seu serviço para pessoas próximas.
Além disso, utilizar o Google Meu Negócio também é uma ótima estratégia. Pois, possibilita que o seu comércio seja recomendado quando o usuário realiza uma busca por voz.
5º Lugar: Transparência
Por fim, a última das grandes tendências do marketing digital em 2020 é a transparência das empresas. Como já foi dito anteriormente, atualmente as pessoas se preocupam muito com os ideais da marca.
E só investem dinheiro comprando o produto das empresas que melhor refletem a sua visão de mundo. Ou seja, o consumidor online é muito seletivo e financia marcas em que acredita.
Segundo um estudo realizado pela Forbes, 94% dos consumidores afirmam ser leais a empresas transparentes. E que tenham atitudes coerentes ao que anunciam nas redes sociais.