Você já ouviu falar sobre programa de afiliados ou afiliado digital? Acredito que possa ter ouvido, ou lido, esses termos algumas vezes, caso seja interessado no mundo digital.
Mas, o que é um afiliado? A curta resposta é que um afiliado é alguém que indica produtos criados por outras pessoas e recebe comissões pelas vendas realizadas.
Para que isso seja possível, é preciso se afiliar a um programa de marketing dessa modalidade, fazendo uma pesquisa sobre os produtos que pretende promover, e logo após, começar a divulgar para seu público.
Nos programas de Afiliados digitais, suas vendas são contabilizadas por meio de um link exclusivo que identifica todas as suas conversões. O que garante que você não perca comissão das suas vendas.
Hoje temos produtos de diversos seguimentos, como negócios, culinária, softwares, concursos públicos, adestramento de animais, cultura japonesa, dentre muitos outros.
São tantas as opções que fica difícil não encontrar algum produto que tenha uma audiência buscando por ele.
Mas, por que e como se tornar um Afiliado?
Esses questionamentos são frequentes para todos os empreendedores digitais, e, por isso, falaremos sobre estas e mais outras questões neste artigo. Então continue lendo e confira!
Por que você precisa se tornar um Afiliado Digital?
Sabendo agora o que é afiliado, você precisa de motivos para se tornar um, certo? Então, vamos lá!
Na internet, são várias as maneiras de você conseguir uma renda extra ou mesmo, de empreender digitalmente.
Fazer parte de um programa de Afiliados é uma dentre várias opções. Para saber o que te levaria a escolher por ela, veremos abaixo!
1. Ser Afiliado Digital é Ser Seu Próprio Chefe
Além da definição das estratégias, escolha dos produtos e dos canais que irá utilizar para divulgá-los, sem contar o tempo que terá que dedicar a essas atividades, tudo será por sua conta e risco! Não terá ninguém te cobrando por desempenho, a não ser você mesmo, por exemplo.
Ou seja, o que você irá ganhar é diretamente proporcional ao seu esforço estratégico, de forma que, se fizer um bom planejamento, poderá ter bons resultados. Detalhe que você no começo pode conciliar esse negócio com seu emprego atual, caso tenha um.
2. Baixo investimento inicial
Ao contrário do que muitos pensam, para iniciar seu próprio negócio, não precisa de grandes investimentos.
Contudo, para ser um Afiliado, não é necessário nenhum investimento inicial! O que precisa fazer é um registro em um programa de afiliados e começar a trabalhar com seus links exclusivos.
Para divulgar seus conteúdos em redes sociais não precisa aplicar nenhum investimento adicional também, a não ser que você queira impulsionar suas publicações, fazendo uso de tráfego pago.
A melhor parte, além de ter baixíssimo investimento, seu lucro poderá ser ainda maior de acordo com cada venda realizada, afinal, serão poucas as despesas que serão pagas.
3. Trabalhar de onde quiser e como quiser sendo um afiliado digital
Flexibilidade, esta é a palavra-chave aqui! Você não precisa estar preso a um escritório físico para trabalhar como afiliado.
Ou seja, você pode trabalhar enquanto cuida de seus filhos, na praia ou mesmo durante uma viagem.
Independente do lugar, basta estar com o material necessário, que pode ser seu celular e/ou um computador e internet.
Claro que para isso é necessário planejamento de suas ações e a utilização de ferramentas que permitam programar suas postagens nas redes sociais e seu blog.
Caso tenha um blog criado no WordPress, é possível escolher o dia e o horário para agendar cada postagem. De igual forma, pode fazer o mesmo com as redes sociais.
Como se Tornar Afiliado Digital?
Existem hoje algumas variações e tipos de afiliados diferentes, e por isso, para ter sucesso, é preciso escolher o que melhor se adequar ao seu estilo de vida e de personalidade.
Então, você pode querer focar integralmente ao marketing de afiliado, de forma que toda a sua renda venha a partir de suas vendas, ou pode querer usar os programas de afiliados apenas para garantir uma renda extra, por exemplo. Isso depende de suas escolhas.
Seja qual for a escolha, é primordial que se tenha comprometimento com o planejamento, de forma que ocorram os resultados desejados.
Não é necessário ter um site ou blog inicialmente, porém, os resultados de que utiliza dessas ferramentas tendem a ser melhores, ainda mais se tiver adquirido um domínio próprio para seu negócio.
Isso se dá porque a sua divulgação transmitirá uma maior confiabilidade e também, autoridade. Com esses recursos, você poderá dar uma melhor apresentação dos produtos, o que gerará melhores resultados.
Com os blogs, conteúdo de qualidade e estratégias de marketing de conteúdo, será possível ajudar na conversão de novos clientes a longo prazo.
Além dos blogs, também é possível construir essa proximidade com o cliente nas redes sociais.
Para trabalhar com Marketing de Afiliados não é necessário estar presente para realizar uma venda, mas para conseguir ter bons resultados, é preciso ter uma série de boas práticas, como:
Aprenda tudo de SEO e Marketing de Conteúdo
Todo conteúdo produzido para a web pode ser reaproveitado para usar em diversos canais além do blog, como em redes sociais, por exemplo.
Para cada plataforma que for utilizar, é preciso estruturar o conteúdo pensando na pessoa que vai ler.
Ou seja, sua estrutura textual deve ser configurada com o intuito de oferecer uma leitura agradável de seu conteúdo, sendo também entregue gradativamente, de forma que o comprador passe pela jornada de decisão de forma muito mais agradável.
Por fim, e ainda tendo a seu favor as estratégias de Search Engine Optimization (SEO), o marketing de conteúdo permite criar postagens que poderão se destacar nos resultados de pesquisas no Google.
O que quer dizer que quanto mais cliques em seus conteúdos, maior o número de pessoas interessadas no que você escreve, e consequentemente, maior oportunidade de realizar vendas e ter mais autoridade sobre os assuntos.
Pesquise sobre o segmento que quer atuar como afiliado digital
Para oferecer o melhor e mais correto produto para o público do segmento escolhido, é preciso saber e entender as dores e necessidades que essas pessoas tem. Por isso, é preciso estudar bem e muito a sua audiência.
Tendo acesso a essas informação, utilize-as de forma estratégica. Com isso em mãos, você pode se tornar uma autoridade no assunto, pronto para interagir de forma produtiva com seu público.
Relacionamento e Credibilidade
Tendo conquistado o seu público-alvo, esteja sempre em contato com ele. Você pode fazer isso através de newsletters ou email marketing, por exemplo.
Ter um relacionamento mais próximo, permite que você possa oferecer novos produtos, ter indicações, além de outras possibilidades.
Além de que mostrar as novas tendências e compartilhar conhecimento também ajuda no aumento de sua autoridade no segmento que irá atuar.