10 Benefícios da Manga para a Saúde

O consumo desta fruta rica em propriedades que auxiliam desde a obtenção de um melhor funcionamento do intestino até a hidratação dos cabelos, de forma que estaremos tratando um pouco sobre alguns dos benefícios da manga para a nossa saúde.

A manga é a fruta que faz bastante sucesso nos países tropicais, como no Brasil, além de ter vários benefícios, possui um sabor doce e refrescante, sendo ela matéria-prima para diversas receitas.

Em algum momento de sua vida, você deve ter ouvido muito que comer manga com leite fazia mal. certo?

10 Benefícios da Manga para sua Saúde

Na verdade, comer manga com leite é altamente nutritivo, pois a fruta é rica em nutrientes, dentre eles, vitamina C, fósforo, cálcio, ferro e proteínas, além dela, o leite contém magnésio, vitaminas A e D, riboflavina e mais proteínas.

Tendo essa breve explicação, vemos que a questão da manga com leite fazer mal, é um mito.

Mas porquê? Esse mito ocorre devido a época época da escravidão, na qual os senhores de engenho não permitiam que os escravos consumissem o leite, pois era uma moeda forte na época.

Devido a isso, inventaram que ao misturar frutas com leite era fatal!

Esquecendo sobre esse “mito”, temos vários tipos de mangas, sendo as mais famosas a manga rosa, a espada, a bourbon, a palmer, a haden e a Tommy Atkins. Vejamos a seguir quais os 10 benefícios que a manga oferece a nossa saúde.

Quais são os Benefícios da Manga?

Manga ajuda na perca de peso

Mesmo contendo carboidratos, a manga é de baixa densidade calórica.

A manga é uma excelente fonte de nutrientes, rica em fibras o que auxilia na digestão e ainda provoca uma sensação de saciedade por não conter traços de sódio e de gordura.

Ela é ideal para o café da manhã ou mesmo para o lanche da tarde, pois substitui facilmente lanches calóricos, como massas, pães, biscoitos e qualquer alimento gorduroso.

Proteção contra o câncer

Ela possui uma excelente fonte de antioxidantes, dos quais podemos citar a quercetina, isoquercitrina, fisetina, o ácido gálico e o methylgallat, além de ainda conter Vitamina A e os flavonóides, alfa/beta-caroteno, beta e-criptoxantina.

Com o extratos da fruta é possível inibir o crescimento de células cancerígenas de cólon e mama, pois contém polifenóis. Isso sem afetar as células saudáveis do corpo, além de conter também a pectina que previne contra o câncer de próstata.

Pode controlar o diabetes

Até as folhas da manga são benéficas a nossa saúde, pois podemos fazer o chá com elas, sendo bastante eficaz contra a diabetes, pois ele ajuda a controlar os níveis de insulina no organismo.

Dica: Ferva 5 folhas de manga em um litro de água, depois deixe descansar durante a noite. Filtre o líquido pela manhã e beba.

Por ter um baixo índice glicêmico e uma quantidade significativa de fibras, a manga auxilia no retardo da absorção do carboidrato dos alimentos e também, na redução da concentração de açúcar no sangue.

Manga é ótima para a visão!

Ao ingerir uma pequena porção de manga por dia já se é suficiente para a reposição diária de vitamina A em nosso organismo, pois essa vitamina também é conhecida como retinol, e ajuda na melhoria da visão, pois previne a cegueira noturna, a secura dos olhos e a degeneração macular.

A manga auxilia no controle do colesterol

Ajuda na redução dos níveis de colesterol ruins do sangue, reduzindo também a absorção de colesterol dos alimentos, levando mais saúde para o coração e para os vasos sanguíneos.

Sistema imunológico

Em média, ingerir uma xícara de manga picada por dia já é o suficiente para manter a nossa imunidade em dia. Já que a manga é rica em antioxidantes e minerais que ajudam a defender o corpo contra infecções e resfriados.

Além disso, auxiliam na restrição de ataques microbianos e na manutenção geral da nossa saúde.

Controle do intestino

Algumas consequências que podemos citar aqui quando se tem um intestino preguiçoso são dores abdominais, sensação de inchaço, desconforto e mau humor.

Esses são alguns dos fatores que podem ser resolvidos facilmente com a ingestão de uma manga, pois ela contém uma alta concentração de fibras excelentes para os micro-organismos do bem presentes na nossa flora intestinal.

Dica importante: Dê preferência a comer a fruta ao invés de beber o suco, pois no suco não estão presentes as mesmas quantidades de fibras.

Pele mais bonita e saudável

Ao aplicar a manga sobre a pele, ela age semelhante a um hidratante natural, ajudando no rejuvenescimento e trazendo brilho para a sua pele. A fruta ajuda na cicatrização de espinhas por conter bastante vitamina C.

Dica: Pegue pedaços finos de uma manga, em seguida, aplique sobre a pele por mais ou menos 10 a 15 minutos. Este processo, além de refrescar sua pele, ainda ajudará na desobstrução dos poros, ajudando na prevenção e no tratamento de acnes.

Manga é boa para o cérebro

Na manga, temos uma grande concentração de vitamina B6. Esta é essencial para o cérebro, pois melhora a função cerebral, atuando na manutenção dos nervos cerebrais e controle dos níveis de estresse. Além de melhorar o seu poder de concentração, ajudando também na memória.

Aumento na nutrição corporal

Outro dos benefícios da manga é o combate a insolação, principalmente no verão. Sendo ótimo a ingestão do seu suco.

Ele fornece nutrientes e minerais essenciais para a pele, além de combater também a anemia, pois a manga é rica também em ferro. Ela é uma fruta excelente para as grávidas e para uma formação saudável do bebê.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram