As redes sociais chegaram para ficar a algum tempo e sempre surgem mais com novos formatos mais atrativos. Então, podemos afirmar que as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia, concorda? Estamos sempre conectados!
É fato que o mercado publicitário passou a enxergar nas redes sociais um grande potencial para o marketing. Contudo, para vender um produto ou mesmo um serviço, é preciso conhecer e aplicar bem as estratégias de marketing, divulgação, posicionamento de marca e anúncios nas redes sociais.
A profissão de social media, por sua vez, ganhou destaque por conta desse fato, de forma que para que todos os posts, conteúdos e publicações sejam realizados com êxito, torna-se necessário o domínio da gestão de redes sociais e a aplicação das estratégias de marketing nas redes sociais.
Sabendo disso, fazemos a seguinte pergunta: Você sabe o que é e como atua um profissional de Social Media? Se a sua resposta for Não, separamos aqui as principais informações para você saber mais sobre o que é social media e como ele atua, como funciona e como se destacar nessa profissão.
Assim, poderá ficar por dentro das informações de um ramo que é promissor dentre as tendência nos próximos anos.
O que é social media?
Resumidamente, chamamos de social media todo o profissional que é responsável pela administração dos perfis de redes sociais de empresas ou influenciadores digitais.
Lendo isto, pode parecer simples, porém a profissão de social media envolve uma série de técnicas e conhecimentos necessários para a prestação de um serviço de qualidade.
Entender as métricas de cada plataforma, os algoritmos e todos os tipos de conteúdo que geram maiores engajamentos exige bastante estudo e dedicação.
Além disso, também faz parte das funções do profissional de social media a construção da imagem pública da empresa nas redes sociais. Dar credibilidade e aumentar o relacionamento com o cliente são aspectos fundamentais para o relacionamento e construção da marca e aquisição de preferência no mercado.
Para tanto, é fundamental que as estratégias de relacionamento estejam orientadas de acordo com os objetivos comerciais dos clientes, tanto para alcançar mais pessoas quanto para realização de vendas através do Marketing Digital.
Para isso, o profissional de social media faz uso de diferentes estratégias e abordagens em cada rede social que irá atuar. Desse modo, torna-se possível atingir o público–alvo de diferentes formas, de modo que o nome da empresa seja sempre lembrado no mercado em todos os aspectos.
As principais funções do social media
Ser um profissional em social media não envolve apenas a criação de postagens dentro das redes sociais. Esse profissional possui diversas funções, muitas delas de cunho técnico. Afinal, é preciso apresentar diferentes informações para a empresa, relacionadas ao resultado obtido com a administração das plataformas.
Com base nisso, entenda as principais tarefas direcionadas a um profissional social media:
Planejamento de projetos
O planejamento estratégico realizado pelo social media é bem mais que organizar um número de postagens por dia.
Trata-se de um documento criado logo após o fechamento do contrato, no qual, consta todo o plano de como será realizada a construção da imagem da marca.
Muitas vezes ele é comparado ao plano de negócios, mas com o nicho focado de redes sociais. Ou seja, definições como público-alvo, identidade visual, principais concorrentes, números internos e objetivos são calculados e detalhadamente informados.
Desse modo, o planejamento passa a funcionar como um guia para o profissional de social media. Assim, fica mais fácil entender o que pode ou não obter sucesso no perfil de seu contratante.
Produção de conteúdos
Após toda a definição do que será realizado, é preciso colocar os planos em prática. Esse trabalho é feito através da produção de conteúdo relevante e de qualidade.
Na maioria das vezes, o social media é responsável por escrever e elaborar todas as legendas de publicações nas redes de seu cliente, sendo também o produtor das artes e demais peças gráficas divulgadas, em alguns momentos.
Para a criação de conteúdo é necessário também elaborar um planejamento diferenciado, sendo este ainda mais detalhado, no qual o social media cria uma espécie de calendário com todas as postagens dos próximos dias ou meses.
É perceptível que nesta profissão, precisamos ter um planejamento prévio, e muita pesquisa.
Relacionamento e engajamento com o público
O próximo ponto a destacar aqui é que não adianta postar várias vezes ao dia se o conteúdo não faz com que o público interaja com ele. Fato!
Para isso, existe mais uma das funções do social media que é estimular o engajamento do público, mantendo um relacionamento mais próximo e um contato direto com este público.
O que pode garantir uma maior interação do usuário é quando ele sente que o artigo foi escrito para ele, atingindo a sua dor, e a partir disso, ele se sente mais atraído a compartilhar, comentar e curtir o post.
O engajamento com os clientes é um dos assuntos que vem adquirindo uma maior notoriedade dentre os profissionais do social media.
Isso ocorre pelo fato de que quanto mais forte for o engajamento com os clientes, maior será a relevância e o impulsionamento para novos públicos, isso com base no algoritmo de cada rede social utilizada, como o Facebook e o Instagram.
Você já deve ter ouvido o termo “viralização” de conteúdo, o que ocorre muito mais com postagens voltadas para o humor e também mensagens de reflexão e empatia onde são usadas nas imagens e legendas.
Em se tratar de redes sociais, muitas vezes o que funciona hoje e lhe trás excelentes resultados, amanhã pode não ser tão eficaz, o que torna a nossa busca constante por conteúdos diversos e técnicas diversificadas para ter sucesso no negócio.
Elaboração de relatórios
Por fim, não basta apenas mostrar ao cliente o novo perfil da marca com suas postagens geradas e presentes no seu perfil. É preciso provar por meio de relatórios as diferenças surtidas no projeto após o trabalho realizado, mostrando os novos números atingidos com as redes trabalhadas.
É função do profissional social media saber como fazer a análise dos números fornecidos pelas plataformas utilizadas. Análise essa que que vai de apresentar o tipo de público, engajamento nas publicações e gráficos de crescimento no decorrer dos meses.
Essa questão de apresentação de relatórios e números é elaborada ao menos uma vez por mês. Porém, em casos mais específicos, podem ser gerados relatórios mais longos e detalhados, como relatórios de trimestres ou mesmo semestrais.
Qual o perfil de um social media de sucesso?
Sabendo o que é um profissional social media, você deve ter percebido que para entrar nessa área é preciso ter muito conhecimento e estudo. Contudo, outras características também são indispensáveis para os profissionais que desejam obter sucesso em sua carreira. Veja algumas delas abaixo:
Ter afinidade com a tecnologia
Um dos principais fatores para obter bons resultados como social media é basicamente amar tecnologia e seus recursos, além de amar o que faz. Afinal, quem busca se tornar um um social media passará boa parte de seu dia em frente ao computador e imerso em redes sociais, realizando pesquisas de informações úteis para o seu trabalho.
Outro ponto importante é que o profissional domine o uso de softwares e ferramentas necessárias para a execução do seu trabalho nas mídias sociais. Algumas das ferramentas mais utilizadas são:
O Photoshop, Illustrator e o Canva (ferramentas bastante utilizadas para a criação de conteúdos em imagens);
Além deles, são utilizadas ferramentas para o gerenciamento de conteúdo, como o HootSuite e o Facebook Creator Studio. Para o monitoramento de resultados, temos a ferramenta Google Analytics, isso dentre muitas outras ferramentas boas de mercado.
Ao se tornar social media aprende-se a usar as melhores ferramentas para redes sociais e usar o potencial que cada uma delas oferece para gerenciar e mapear as oportunidades, além de definir e aplicar as estratégias.
Ser Qualificado
Na teoria, está parecendo muito fácil o trabalho. Contudo, esta profissão na prática exige uma série de conhecimentos que não são adquiridos de maneira tão simplista. Logo, investir em qualificação é a melhor alternativa para atingir o tão sonhado sucesso.
Cursos de graduação em publicidade e propaganda, ou mesmo áreas como jornalismo, relações públicas e marketing são excelentes para proporcionar a base teórica exigida pela profissão.
Contudo, também é possível obter o conhecimento necessário com cursos técnicos e livres, os quais fazem muita diferença na hora de realizar o gerenciamento das redes. Cursos como criação de textos otimizados e desenvolvimento de campanhas são bem fáceis de encontrar por um preço acessível, como do Porta Aulas, que oferece mais de 80 cursos em diversas áreas, mas principalmente em Marketing Digital com um valor super em conta, com cursos de extremo valor e que causam grande impacto no trabalho diário.
Como é o mercado para social media no Brasil?
O acesso a internet (e as redes sociais) está disponível nos celulares, notebooks e todos os aparelhos possíveis. Desse modo, é evidente que o social media não é apenas uma profissão em alta, mas sim, uma área necessária para o desenvolvimento das empresas.
Com o excesso de conteúdo e de informações disponíveis se torna cada vez mais difícil de agradar ao público, que passa a ser mais exigente a cada dia. Sendo assim, é preciso ser uma pessoa preparada, munida das informações certas para cada passo do desenvolvimento.
É possível afirmar aqui que o mercado é enorme para a profissão social media, de forma que temos muitas opções de atuação desde criação dos perfis das empresas a influenciadores digitais que almejam crescer seus portais e número de seguidores.
De igual forma ter muito espaço para atuar, também existe uma grande gama de profissionais entrando no mercado, tornando a concorrência mais forte. Então, busque se qualificar bastante para ter maiores chances de sucesso.
Uma dica free é você se tornar um especialista em um nicho específico, na verdade…buscar sub-nichos do nicho que você escolheu, como por exemplo, o nicho arquitetura, mas no sub-nicho de design de interiores. Dessa forma, ganha-se mais credibilidade com os clientes e pode ter menor concorrência nessa área.
Quanto será que ganha um Social Media?
Em média, a remuneração média de um social media, segundo a Love Monday’s (plataforma que reúne informações gerais de funcionários de empresas de maneira anônima), o valor estimado é de mais ou menos R$ 2.400,00. Porém, esse valor é baseado em um Social Media assalariado com carteira assinada.
Contudo, nesse meio é muito comum sermos profissionais autônomos ou mesmo ter um CNPJ, o que torna a remuneração um pouco mais alta. A questão básica aqui é que quanto mais qualificado, maior será suas chances de aperfeiçoar e personalizar o seu trabalho de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Além disso, com tempo e experiência obtidas, você poderá otimizar seus processos de trabalho, apresentar estudos de caso e aumentar o seu valor como profissional, garantindo assim uma excelente remuneração e acima da média.
Com tudo que foi dito aqui, para ingressar no ramo de social media, o primeiro passo é estudar bastante, fazer cursos de qualificação e ver se realmente você se encaixa no perfil. Assim, terá maiores garantias de estar no caminho certo para trilhar seu futuro como social media.
Se identificou com tudo sobre a profissão de social media? Então comece a se aprimorar, pois com certeza esta é uma profissão de grande responsabilidade, mas que pode trazer um retorno financeiro satisfatório!