MEI para Marketing Digital: É possível um microempreendedor ter agência digital?

Com o avanço da tecnologia, hoje temos diversas formas de empreender e em diversas áreas diferentes. No entanto, é necessário entender com relação ao caminho a seguir para cada projeto para não se prejudicar ou mesmo, acabar atuando na informalidade devido a erros administrativos.

Devido as mudanças que ocorreram nos últimos anos, principalmente de 2020 para cá, tivemos novas modalidades de negócio sendo criadas, como o Marketing Digital, por exemplo.

Temos o MEI que é uma das principais formas para formalizar quem trabalha por conta própria e que conta hoje com mais de 11 milhões de brasileiros inscritos. Este é um programa que garante acesso a serviços da Segurança Social, dentre eles a aposentadoria para todos os profissionais que encontram-se em dia com seus pagamentos mensais.

Em contra partida, temos o marketing digital que é uma das áreas com maior crescimento, ainda mais agora nessa pandemia do coronavírus, e que vem digitalizando praticamente todas as possíveis áreas dentro das empresas para não ficar para trás.

mei para marketing digital

Então, será que essa é uma combinação perfeita ou não? Mei para Marketing Digital é possível? Vou te falar a respeito neste artigo, vamos seguindo.

MEI para Marketing Digital: É possível um Microempreendedor ter agência de marketing digital?

Hoje não é mais possível o MEI abrir uma agência de Marketing digital. Porém, até o ano de 2018, isso era possível o MEI abrir um CNPJ para atuar como Agência de Marketing Digital.

Quando ainda era possível, o número do CNAE era 7319-0/03, de forma que todos os microempreendedores podiam prestar serviços para seus clientes.

Uma das questões levantadas sobre o assunto era que uma agência para funcionar, precisa ter funcionários e o MEI permite ter apenas um colaborador registrado, recebendo um salário mínimo. E aí sendo MEI, era possível “driblar” essa situação fazendo parcerias com outros prestadores de serviços com CNPJ.

Contudo, ainda em 2018 foi publicada a Resolução CGSN nº 144/2018, da Receita Federal, na qual foram regulamentadas algumas das questões do Simples Nacional. E aí, tira a possibilidade de abrir uma agência de Marketing das atividades que podem ser realizadas por um MEI.

Como abrir uma agência de marketing digital do jeito certo?

Então agora fica a pergunta no ar… como abrir uma agência de marketing digital com o MEI? Qual seria o processo correto para regularizar isso? Em todo o caso, é importante abrir uma agência de forma tradicional, incluindo todos os regimes de empresa individual.

Nesse caso em específico, o empreendedor pode escolher entre ser uma EI (Empresa Individual) ou ser uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Basicamente, são dois pontos que as diferem, que são o uso do patrimônio do empreendedor em caso de necessidade e o capital social inicial necessário para tirar o negócio do papel.

Referente ao primeiro ponto, a EL permite que o patrimônio do empreendedor seja usado para sanar uma dívida da agência. Isso quer dizer que, se sua agência de marketing assumir uma dívida de R$ 80.000,00 com um fornecedor de software de automação de e-mail marketing ou Bot, por exemplo. Se nesse caso, a agência não quitar a dívida, o patrimônio do empreendedor pode ser utilizado para quitar essa dívida.

Já no caso da EIRELI, não ocorre da mesma forma. Nesse modelo, o que é da empresa, é da empresa; e o que é do empreendedor, é apenas dele. Contudo, a EIRELI solicita um investimento inicial que equivale a 100 salários mínimos como capital inicial para a empresa.

Ou seja, considerando o valor atual do salário-mínimo, o empreendedor precisaria investir inicialmente um valor de aproximadamente R$110.000,00 para poder abrir uma EIRELI.

Para ambos os modelos, é possível escolher uma ME (Microempresa) ou uma EPP (Empresa de Pequeno Porte). Para elas, a diferença é relacionada ao faturamento anual previsto para aquele ano.

De forma que, uma Microempresa pode ter seu faturamento de até R$ 360 mil por ano, enquanto que uma EPP pode ter seu faturamento entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões.

Após a escolha do formato societário da empresa, o próximo passo é a escolha do regime tributário. Onde, quem é MEI por padrão, já possui um regime tributário escolhido, que é uma versão do Simples Nacional.

Já para uma agência de marketing digital pequena, com um faturamento baixo, o foco deve ser o Simples Nacional, pois é o regime que apresenta a menor carga tributária.

Pronto! Nesse artigo busquei explicar o porquê da não possibilidade de um microempreendedor ter sua agência de marketing digital, além de mostrar também como abrir um empreendimento do jeito certo. Agora é hora de correr atrás de seus ideais e colocar seu sonho de ser empreendedor em prática.

Desta forma, você poderá obter um rendimento significativo neste momento de crise ao prestar serviços para as empresas que precisam de estratégias de marketing online. Espero o melhor para você!