Você já parou pra pensar em quais são os erros mais comuns no marketing digital? Isso porque empreendedores novos no mercado podem encontrar dificuldade se utilizarem estratégias erradas.
Ou até mesmo por iniciarem um projeto sem definir um plano de ação coeso e atualizado. Visto que, para prosperar na internet, é necessário estar constantemente em busca de inovação.
Afinal, a oferta de produtos e serviços online é cada vez maior, tornando a concorrência ainda mais acirrada. Então, nós separamos aqui 5 dos erros mais comuns cometidos marketing digital que podem prejudicar o seu negócio.
Quais são os erros mais comuns no marketing digital
Basicamente, alguns dos maiores erros cometidos ao empreender online está relacionado a falta de compreensão relacionada ao dinamismo dos consumidores digitais. Visto que não adianta apenas anunciar os seus produtos e logo irá conquistar clientes fiéis.
Da mesma forma, um grande equívoco é colocar em prática estratégias de divulgação que funcionam bem, mas para as mídias físicas. Pois elas não se adequam adequam ao uso que as pessoas fazem da internet e das redes sociais. Mídias físicas e mídias digitais são completamente diferentes as formas de abordagem.
Portanto, para que o seu negócio online prospere, é necessário conquistar a confiança e o engajamento do seu público. Por isso, você precisa evitar que os erros listados a seguir sejam cometidos no seu negócio.
1. Falta de planejamento em Marketing Digital
Um dos erros mais comuns no marketing digital está relacionado a falta de investimento em planejamento de marketing digital.
Já que muitos empreendedores se deixam levar pelo entusiasmo quando iniciam seus negócios online.
Mas ignoram o fato de que, para se ter sucesso no marketing digital, é necessário estruturar um bom plano de ação.
Visto que esse deve contemplar as estratégias mais efetivas para alcançar e converter o seu público-alvo.
Para ter resultados na internet, é preciso que seja feito um planejamento de marketing digital com base em ideias que sejam mais atrativas para o seu público-alvo.
Por isso, elaboramos abaixo um passo a passo com 10 dicas que podem te ajudar a definir um plano de marketing digital efetivo:
- Conheça o seu público-alvo – Saiba quais são os interesses e as necessidades deles
- Crie conteúdos gratuitos – Entregue conteúdo gratuito e de qualidade para seu público com informações úteis para a necessidade deles
- Defina metas – Você precisa definir metas para curto, médio e longo prazo do seu projeto
- Estratégias de Marketing Digital – Selecione as melhores técnicas de divulgação para alcançar o seu público. Busque por possíveis locais nos quais o seu público pode estar
- Linguagem da marca – Sua marca deve se comunicar bem com seu público-alvo
- Comunicação sempre – Esteja sempre disponível para seu público seja em um blog, chat, guia de fale conosco do seu site, por exemplo
- Conversão do público – Converta a seu público-alvo em leads
- E-mail Marketing – O e-mail ainda é uma boa opção para chegar aos seus possíveis clientes. Invista nessa ideia
- Atualização sempre – Esteja sempre atualizando e aperfeiçoando o seu planejamento de marketing, se algo não funcionou, altere a estratégia de forma a melhorá-la
2. Não investir no tráfego orgânico
Não investir em tráfego orgânico é um dos erros mais comuns no marketing digital. Pois, muitos empreendedores acreditam que apenas os anúncios pagos podem gerar retorno para as suas páginas na internet.
O tráfego orgânico ainda é, e sempre será, um dos principais pilares para qualquer estrutura de Marketing Digital. Visto que é através dele que você consegue atrair e fidelizar uma audiência realmente interessada no seu conteúdo.
Pois, nem sempre o tráfego pago irá ser capaz de capturar leads que representem os potenciais consumidores do seu produto, apenas vendas momentâneas. Ainda mais se você acabar investindo em estratégias desatualizadas como a compra de listas de e-mails.
Além disso, os anúncios não são recursos escaláveis. Ou seja, quando você parar de investir neles o seu tráfego irá diminuir. Enquanto o marketing de conteúdo gera retorno a médio e longo prazo.
Para acompanhar os resultados de tráfego orgânico em seu blog, por exemplo, você pode utilizar uma ferramenta gratuita muito eficaz que é o Google Analitycs, por exemplo. Visto que essa ferramenta te permite avaliar qual é a origem dos acessos na sua página.
3. Ignorar o Inbound Marketing
O Inbound Marketing é a principal estratégia para conseguir atrair, converter e fidelizar clientes na internet. Portanto, não usar desse recurso é um dos maiores erros no marketing digital.
Não usar o Inbound Marketing é com certeza um dos erros que pode custar caro para o seu negócio, pois a não utilização dele é um possível risco de você começar a divulgar os seus produtos e serviços de maneira invasiva.
O que não é nada efetivo com os consumidores digitais.
Entretanto, já é uma coisa com a qual estamos acostumados. Visto que, quando estamos assistindo a vídeos ou mesmo navegando nas redes sociais, interrupções não são bem-vindas.
Então, é necessário utilizar o Inbound Marketing para atrair o público de maneira passiva na internet. Em outras palavras, ofereça informações e conteúdo relevante e deixe o público vir até você.
4. Compra de lista de e-mails
O ato de comprar listas de e-mails anteriormente, era uma estratégia bastante utilizada no marketing digital. Contudo, hoje está prática é considerada imprópria para atrair clientes reais.
No entanto, muitos empreendedores ainda utilizam esse recurso por acreditarem ser uma forma simples de poder promover seus produtos online. O que torna essa prática um erro comum no marketing digital.
É um erro porque os e-mails cadastrados na lista, não representam as pessoas que demonstram ter interesse pelos seus produtos ou serviços. Dessa forma, qualquer mensagem enviada será vista como um incomodo ou interrupção.
E é ainda maior a chance de que seus e-mails sejam denunciados como Spam. De forma que pode prejudicar e muito suas próximas campanhas de divulgação. Pois, seus e-mails futuros serão classificados como Spam e não chegando ao destino.
5. Falta de investimento em SEO
Como já mencionado anteriormente, o marketing de conteúdo é a principal forma de gerar tráfego orgânico.
Contudo, para que ele tenha mais efeito, é necessário investir em técnicas de SEO. Ou seja, utilizar recursos que melhorem o ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca.
Para isso, você deve fazer uso de palavras-chave que deixem muito claro o conteúdo principal das suas postagens.
Então, não investir na otimização do seu conteúdo está entre os erros mais comuns no marketing digital. Já que isso pode reduzir consideravelmente o alcance das suas publicações.