Quem possui um perfil no Instagram e busca aumentar a sua audiência, sabe bem sobre a dificuldade que é trazer seguidores realmente engajados. Por esta razão, trouxe neste artigo informações de como divulgar no Pinterest e ter melhores resultados não apenas no Instagram, mas na mídia que você utilizar.
Aumentar o alcance das publicações de forma orgânica está cada vez mais complicada ultimamente, o que nos deixa apenas como alternativa, o investimento em anúncios com o Facebook Ads. Pois esta é a melhor forma de apresentar nossas publicações para mais pessoas. Mas será que é mesmo?
Porém, o investimento em anúncios requer gastos diários inicialmente, o que talvez você esteja querendo evitar neste momento. Então, qual seria a melhor solução para aumentar a visibilidade dos conteúdos sem ser com anúncios pagos?
Por conta deste problema, eu trouxe hoje uma alternativa que, além de gratuita, é bastante eficiente no que diz respeito a tráfego orgânico para o seu perfil do Instagram ou outra rede que você mais utilize, que é o Pinterest.
Para melhor uso, te aconselho a seguir estes 3 passos simples e já comece a divulgar seus materiais na melhor rede de pesquisas apresentada atualmente.
Passo 1: Crie Conteúdos de Qualidade
Se o seu conteúdo não for de qualidade para o leitor, não importa se você estará utilizando tráfego pago ou gratuito, pois o que irá manter um público fiel e sempre ativo no seu perfil será a qualidade de seus conteúdos.
É preciso que a sua audiência esteja interessada em permanecer no seu Instagram, o que será possível se eles obtiverem sempre conteúdos que agreguem valor para elas.
Ter um feed com conteúdos rasos ou apenas conteúdos contendo frases motivacionais não irão transformar seus seguidores comuns em seguidores realmente engajados.
Para que isso ocorra, você precisa criar conteúdos úteis para eles. Estes são na verdade, dicas e formas que eles buscam para resolver problemas que eles enfrentem no dia a dia.
Com isso, você estará sanando dificuldades que eles tenham e não tenham encontrado em lugar algum as respostas que precisavam para seus problemas serem resolvidos. Apenas no seu perfil, e isso realmente mantem um público fiel a você.
Conheça bem o seu público, pois só assim você irá saber sobre suas dores e como pode trazer soluções para eles que realmente façam a diferença. Produza conteúdos estratégicos e que gerem resultados para ambos os lados, o seu e o deles.
Passo 2: Crie imagens atrativas
Ter um conteúdo de qualidade é excelente, ainda mais quando seguido de imagens que chamem a atenção de seu público. Como você irá publicar elas no Pinterest, o ideal é criar essas imagens no formato de pins.
Para a criação das imagens, você pode utilizar o Canva, que é uma ferramenta de ótima qualidade e que possui opção de uso gratuita. Porém, se você tiver conhecimento em ferramentas como Photoshop, por exemplo, não se acanhe e crie artes Top!
Além disso, é importante que as imagens sejam coerentes com o conteúdo dos seus posts no Instagram e que serão utilizadas para levar o tráfego do Pinterest para o seu perfil.
Passo 3: Postar no Pinterest
Neste último ponto, estamos tratando efetivamente da postagem dos pins criados anteriormente para geração do aumento de alcance para o seu perfil.
Além disso, é importante que você crie pastas no Pinterest que serão relacionadas aos assuntos abordados.
Deixa-me te passar um simples exemplo, digamos que você tem um Instagram com dicas de receitas, então você criaria uma pasta no Pinterest para Dicas de receitas, colocando suas publicações relacionadas nela.
Esta questão de utilizar o Pinterest para levar tráfego qualificado para o seu Instagram é apenas uma das diversas alternativas que você pode utilizar, ainda mais se não tiver um blog montado.
É importante falar ainda que na estratégia que utilizar, entregue realmente o que estiver prometendo, pois é uma falta de consideração com o seu público que aguarda por um determinado conteúdo e não recebe o que foi prometido.
Como divulgar no Pinterest de Forma Estratégica?
Acredito que você já tenha notado o quanto o Pinterest é poderoso por ser uma plataforma que gera bastante resultados sem o uso do tráfego Pago, apenas utilizando tráfego orgânico.
Mesmo que você consiga investir em anúncios, o que é bom, ainda assim, o custo por clique está cada vez mais caro e pagar por eles vai fazer uma grande diferença em seu orçamento. Claro que você pode estudar os seus conteúdos que tenham melhor vantagem quando anunciados, mas este ficará sendo o assunto de um próximo artigo. 😉
Isso já não ocorre no Pinterest, ao menos não até este momento em que estou escrevendo, já que você não paga pelos cliques gerados pelas suas imagens.
Eu realmente procurei me aprofundar no mundo criado pelo Pinterest e estudar mais sobre essa plataforma e por isso, decidi investir em um treinamento que me possibilitasse uma melhor experiência no uso do Pinterest e me ensinasse Estratégias para poder alavancar o meu negócio.
Em meio a minhas pesquisas, encontrei o Treinamento Pinterest Pro da Tatiane Faria. E através deste curso, eu vi que poderia alcançar um público muito maior e levar mais tráfego para meus blogs e outros projetos, como páginas de captura, Instagram, Youtube, dentre outros.
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Espero que tenham sido úteis as informações, e caso tenha alguma dúvida, basta deixar nos comentários que te responderei. 😊