O chá-preto se tornou bastante conhecido por auxiliar no emagrecimento. Mas o que quase ninguém sabe é que, da mesma forma que o chá branco e o chá verde, ele também é feito a partir da Camellia sinensis. Embora ele receba esse nome, a sua coloração não é preta, mas sim um tom de marrom avermelhado.
Muitas pessoas optam pelo chá-preto devido a quantidade de cafeína existente. O que garante mais energia ao longo do dia. Além disso, o chá preto possui ação antioxidante, além de também prevenir doenças do coração e degenerativas do cérebro.
O que é o chá preto?
O chá-preto é proveniente dos brotos e também das folhas mais velhas da Camellia sinensis. O que difere ele das demais bebidas é a forma como é preparado. Após a colheita da erva, ela passa por um processo de murchar que leva em torno de 12 a 20 horas. Em seguida, ela é enrolada com a utilização de máquinas especiais ou mesmo à mão.
Próximo passo é a etapa de oxidação, na qual as folhas e os brotos se mudam na presença do oxigênio. Neste momento, são produzidos dois tipos de polifenóis responsáveis pela cor e pelo sabor da bebida. Por essa razão, o chá adquire uma coloração avermelhada e sabor bem característico, além de também aumentar o seu tempo de conservação, de forma que quanto mais longo for o tempo de processo, mais suave será a bebida.
Devido ao modo de preparo da bebida, ocorre uma maior fermentação, o que dá ao chá-preto a ação antioxidante mais baixa que demais chás, além de obter uma maior quantidade de cafeína.
Bebida rica em nutrientes
Pela razão do chá-preto conter uma grande quantidade de cafeína, ele deve ser consumido com moderação, pois pode provocar insônia. Mas também possui vantagens, como suas propriedades estimulantes, as quais potencializam o funcionamento do cérebro, diminuindo a sensação de cansaço e também a sonolência no decorrer do dia.
Outro fator positivo da cafeína é que também auxilia na digestão, pois aumenta a produção de ácidos digestivos. Além de também possuir ação termogênica do composto, que aliado a uma alimentação saudável, estimula a queima de gorduras e ajuda no processo de emagrecimento.
Além disso, o chá-preto conta com compostos que possuem altas propriedades antioxidantes e que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Estes compostos são os flavonoides. Estes, por sua vez, agem reduzindo o colesterol ruim (LDL) e apresentam também ações anti-inflamatórias. Contudo, o chá-preto ainda oferece uma menor quantidade de polifenóis que os chá verde e chá branco.
Além das propriedades acima, o chá-preto possui ainda a L-teanina, que é uma das substância importantes e presente nos chás. A L-teanina é um aminoácido que age no cérebro, aumentando os níveis de dopamina, serotonina e do ácido gama aminobutírico (GABA), que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e de relaxamento.
Por fim, mas não menos importante, temos em seu composto os taninos, que também possui ação antioxidante.
Quais são os seus benefícios?
Composto por tantos nutrientes, o chá-preto tem muito a oferecer em benefícios para a saúde. A seguir, veja aqui 5 vantagens de consumir a bebida regularmente, mas com moderação.
Ajuda a emagrecer
Devido a alta concentração de cafeína presente no chá-preto, ele é associado ao emagrecimento. Pois sua principal relação com a perda de peso se dá pela facilidade na queima de gorduras e aceleração do metabolismo.
Além disso, ele apresenta níveis de catequina, que é um polifenol com forte ação antioxidante. Esta substância auxilia na redução do apetite, além de também atuar na diminuição de gorduras no organismo.
Em média, uma xícara de chá-preto possui apenas duas calorias. Sendo assim, se sua intenção é manter o seu peso, é importante que a bebida seja consumida sem a adição de açúcar. Além disso, ela também é um poderoso diurético, diminuindo dessa forma, o inchaço causado pela retenção de líquidos.
Mantem o cérebro em alerta
O processo de degeneração do cérebro é natural e afeta a todos, basicamente por conta de inflamações e também a oxidação das células cerebrais ocasionadas por radicais livres. Por isso, o chá-preto auxilia na neutralização,já que conta com os polifenóis que agem sob esse problema.
Devido a suas propriedades antioxidante, ele ajuda a proteger o cérebro e outros órgãos, como a pele. Além disso, por possuir cafeína em altos níveis, ele aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, estimulando a concentração e a atenção.
Prevenção de doenças cardiovasculares
Para manter o bom funcionamento do organismo é de alta prioridade controlar o colesterol LDL. Pois, se a produção desse hormônio não estiver sendo realizada corretamente, aumentam-se as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.
Por isso, ao consumir o chá-preto regularmente, ele ajuda no controle desse colesterol, devido aos polifenóis que estão presentes no seu composto. Outro fator importante é que a cafeína influencia na dilatação dos vasos sanguíneos, evitando ataques cardíacos, por exemplo.
Aumentar a imunidade
Com a presença dos taninos no chá-preto, é gerada uma garantia para a saúde do sistema digestivo, além de ainda ter a capacidade de combater vírus responsáveis pela disenteria, gripe e hepatite, além de conter ainda um efeito anti-bacteriano.
Chá Preto aumenta a energia
Sabemos que a cafeína do chá-preto funciona basicamente como um estimulante, podendo substituir inclusive, o café. Outro fator a mencionar, é que existe ainda uma substância apenas encontrada no chá, que é a teofilina. Este, por sua vez, estimula os rins, coração, o sistema respiratório, mantendo assim, o corpo saudável e cheio de energia.
Chá Preto aumenta as chances de engravidar
Ao ingerir 2 xícaras de chá preto por dia, as chances de a mulher engravidar em cada ciclo menstrual aumentam. Por isso, recomenda-se que a mulher consuma chá preto regularmente quando está se preparando para ser mãe.
O chá preto pode ser consumido tanto quente quanto frio, mas de preferência entre as refeições. Visto que algumas das substâncias presentes na bebida atrapalham a absorção de alguns nutrientes, como é o caso do ferro. Além disso, também não se recomenda a ingestão do chá durante a noite, pois a cafeína pode dificultar o sono, isso se você já tiver dificuldades para dormir.
Como fazer chá preto
Para desfrutar de todos os benefícios presentes no chá, é de suma importância seguir à risca esta simples receita.
Os ingredientes
- 1 xícara de água fervente
- 1 saquinho ou 1 colher (chá) de chá preto
Para o preparo
Primeiramente, adicionamos o saquinho ou as folhas do chá preto em uma xícara com água quente, em seguida, tampe-a e deixe repousar por aproximadamente 5 minutos. Por fim, coe e tome ele ainda morninho. Você pode adoçar ou não, fica a seu critério.
Para quem sofre de insônia, não tem problema em consumi-lo, desde que o chá fique em infusão por pelo menos 10 minutos, dando um sabor muito mais intenso e agradável, mas também não atrapalha o sono. Se o chá for preparado com menos de 5 minutos, o efeito é o oposto, pois mantém o cérebro muito mais ativo.
Se você ainda quiser um sabor mais aprimorado do seu chá preto, adicione um pouco de leite morno ou meio limão espremido. 😉