Para quem busca aumentar o metabolismo, ter mais energia durante os treinos, e ainda prevenir doenças como, por exemplo, hipertensão e alguns tipos de câncer, a Camellia sinensis é uma aliada considerável para se ter na sua dieta.
Mesmo que seja considerada uma bebida do dia a dia, os benefícios do chá verde são bastante significativos e revigorantes, pois suas características tornam a bebida ideal para tornar uma pessoa mais saudável e ativa.
Qual a diferença entre os chás verde, preto e branco?
Os três são provenientes da mesma planta. Contudo, algo que as diferencia é com relação ao processo pelo qual as folhas da Camellia sinensis passam antes de serem transformadas em chá. Visto que isso é o que diferencia nas propriedades nutricionais, além do sabor e, também na coloração de cada chá.
Com relação ao chá branco, este é resultado das folhas e brotos mais jovens da planta, mantendo-se assim, uma boa e bem concentrada quantidade de várias substâncias benéficas. Já quando tratamos sobre o chá preto, este é preparado com as folhas mais velhas e, por isso, possui uma taxa bem mais alta de cafeína que os outros, mas também com menos nutrientes.
Tratando agora do chá verde, temos que ele é o equilíbrio perfeito entre os demais, pois é feito a partir das folhas frescas, as quais são vaporizadas e secas antes que comecem a escurecer. Isso é o que preserva boa parte das qualidades da planta, além de manter o seu aspecto mais verde.
Por que consumir o chá verde?
O chá verde é indicado para pessoas que buscam emagrecer de forma saudável, diminuindo as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, além de dar mais energia para treinar.
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, classifica o chá verde como sendo um “alimento funcional”, de forma que considera que ele auxilia na diminuição dos riscos de doenças crônicas, além de também ter qualidades nutricionais.
Mesmo não tendo sido descobertos ainda todos os benefícios que o chá verde proporciona, muitas delas já se encontram documentadas, o que torna o chá bem mais popular.
Ainda mais dentre os praticantes de atividades físicas, de forma que conseguem potencializar os efeitos de seus exercícios.
Vejamos aqui algumas das principais vantagens que você obterá ao incluir o chá verde na sua rotina.
Chá Verde para emagrecer
Um dos benefícios do chá verde é que ele auxilia no emagrecimento! Essa questão é basicamente química, pois uma das substâncias encontradas no chá verde é a catequina, que é um dos principais flavonoides. Quando inserido numa dieta regular, oferece uma série de propriedades incríveis para o organismo.
O chá verde é rico em catequinas, pois ele é feito a partir de folhas frescas. Sua principal é a epigalocatequina galato, mais conhecida como EGCG.
A EGCG auxilia no controle do peso, pois é capaz de reduzir a digestão e absorção de lipídios e também de carboidratos pelo organismo.
Isso ocorre porque os flavonoides atuam sobre o sistema nervoso simpático, que é responsável pela regulação da termogênese e também a oxidação da gordura. Por isso dizemos que alimentos termogênicos aumentam o metabolismo. É recomendado que você consuma mais alimentos termogênicos, pois eles induzem seu corpo a gastar mais energia. Sendo ainda melhor se combinado a exercícios físicos para emagrecer.
O chá verde é antioxidante
A EGCG ainda é antioxidante. O consumo de antioxidantes é importante para redução da ação dos radicais livres. Visto que eles são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, mas também por fontes externas, como a poluição e a radiação ultravioleta.
Tendo uma dieta rica em antioxidantes é possível retardar o envelhecimento, além de prevenir alguns tipos de câncer, como por exemplo, a hipertensão e também doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.
Ajuda na concentração
Você sabia que um dos motivos para a alta concentração dos monges budistas é o consumo do chá verde?
Pois é, este é um dos segredos para a concentração deles, tendo como motivo a combinação da cafeína com um rico aminoácido presente na bebida, que é a L-teanina. Por isso, possui efeito relaxante, causando bem-estar, sem estar acompanhado do sono.
Um dos maiores benefícios do chá verde é aliviar complicações da diabetes
É possível que pessoas diabéticas aproveitem também os benefícios do chá verde. Porque a ECGC é a principal substância responsável por isso. Visto que, ela ajuda na redução da morte dos podócitos, que são as células que controlam a passagem de proteínas do sangue para a urina.
Outra vantagem do chá verde, agora para os rins, é que ele é diurético e, por isso, potencializa a desintoxicação do corpo, além de diminuir a retenção de líquidos.
Como tomar o chá verde
O chá verde é rico desde a sua produção, pois contém várias substâncias benéficas a saúde que são preservadas por ele ser feito a partir das folhas frescas da Camellia sinensis.
Para o preparo
De acordo com a American Dietetic Association, não é recomendado que ultrapasse o limite de seis xícaras diárias, pois o chá é rico em compostos como a cafeína que, em excesso, pode ser prejudicial a saúde.
Para o preparo você pode fazer a bebida a partir das folhas compradas a granel ou mesmo uma versão solúvel. Caso prefira as ervas, é preciso tomar alguns cuidados necessários. Já com relação a versão solúvel é a praticidade na preparação, pois nesse caso, o fabricante já fez os cálculos de quanto você precisa de cada substância do chá.
Se você comprar as ervas a granel, é preciso que aqueça a água até levantar fervura, depois desligue o fogo, e adicione a erva. Por fim, deixe-o repousar por uns cinco a dez minutos.
Para cada grama adicionada de erva a 100 ml de água, equivale a mais ou menos 45 mg de catequinas e 6 mg de cafeína.
Agora o chá está pronto para o consumo!
Adicionando mais sabor ao Chá Verde
A bebida é um pouco amarga, caso não goste, pode adicionar mel ou outro tipo de adoçante. Além disso, pode deixar ainda mais saboroso se incluir canela e gengibre na mistura.
Adicione 5 paus de canela e 2 pedaços pequenos de gengibre a água e deixe tudo ferver por 3 minutos. Logo após esse período, adicione as ervas do chá ou o suplemento, e deixe em infusão por mais ou menos 5 minutos.