13 benefícios do mel para saúde

Proveniente do néctar das plantas, o mel têm sido usado tanto como alimento quanto em uso medicinal. Neste momento, trataremos sobre 13 benefícios do mel para saúde que irão te fazer o uso todos os dias,

O mel possui diversas propriedades medicinais, cosméticas, e sobretudo, nutricionais. Alimento riquíssimo em ações probióticas, antioxidantes, energéticas, além de também ser muito rico em vitaminas e minerais.

15 benefícios do mel para a saúde

13 benefícios do mel que adoçam a sua vida

O uso frequente do mel apresenta inúmeras funções poderosas, que ão muito além do doce.

1. É bom para aliviar dores estomacais

Ele possui propriedades que preservam a mucosa gástrica, além de possuir ação anti-inflamatória, pois ajuda na melhora contra o desconforto estomacal e auxilia no tratamento de doenças.

2. Possui menos calorias

O mel pode ser uma ajuda e tanto quando se está em uma dieta hipocalórica, por exemplo, já que 1 colher (sopa) de açúcar branco possui 93 kcal e o açúcar mascavo que possui 73 kcal, enquanto que a mesma quantidade de mel possui apenas 59 kcal.

3. Ele é Probiótico!

O consumo de alimentos como o mel na dieta mexe com a nossa flora intestinal, visto que ele estimula o desenvolvimento de bactérias benéficas ao nosso intestino.

4. Possui ação anti-bacteriana

Outro dos benefícios do mel é referente ao combate a bactérias causadoras de doenças como a da inflamação da garganta, por exemplo.

5. Prevenção contra a osteoporose

Ao consumir este alimento, dentre outros minerais, ele contem o cálcio presente em sua estrutura, sendo este facilmente absorvido pelo organismo, o que auxilia a reduzir o risco de osteoporose.

6. O mel é rico em minerais

No seu composto, podemos encontrar diversos minerais como o selênio, zingo, alumínio e o manganês, que são responsáveis por prover funções essenciais ao nosso organismo.

7. O mel é rico em vitamina C

Dentre as vitaminas presentes no mel, temos a vitamina C que é um ótimo agente para a renovação celular.

8. Também possui Ferro

Mais um componente presente aqui é o ferro, que auxilia na redução de riscos de anemia do tipo ferropriva, por exemplo.

9. Ótimo para quem faz atividades físicas

Por ele ser uma extraordinária fonte de carboidratos simples, possui a capacidade de fornecer energia mais rápido para o organismo. Altamente recomendado o seu uso para treinos ou mesmo competições longas, com o intuito de fornecer energia com uma maior facilidade para o organismo.

10. Ajuda no processo de emagrecimento

Com relação ao emagrecimento, o mel não é um alimento ativo, mas ele atua de forma indireta auxiliando na desinflamação celular e contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

11. Auxilia no combate as doenças dos olhos

Quando se trata de doenças oculares, como catarata, por exemplo, o mel pode ser de grande ajuda, contudo só o consumo do alimento não será o suficiente. Será preciso a realização de um tratamento completo de acordo com prescrições médicas.

12. O mel melhora a imunidade

O mel ajuda a melhorar a nossa imunidade, pois possui ação de antibiótico e também como um antisséptico natural.

13. Bom para o tratamento da Candidíase

Por ter ação antifúngica, o meu auxilia de forma ativa no trato da candidíase.

O consumo diário do mel, dependerá basicamente das necessidades calóricas de cada um, mas 1 colher (sopa) por dia já é uma boa pedida.

Benefícios do mel

Benefícios do mel para uso e consumo

Para desfrutar de todas as suas vantagens, é possível consumi-lo tanto sozinho quanto combinado com outros alimentos. Veja como:

Benefícios do mel para o cabelo

Para quem tem problema com caspas do couro cabeludo, dermatite ou seborreica, o mel ajuda bastante no seu tratamento.

Neste caso, dilua um pouco de mel em água morna, após isso, aplique no cabelo antes de aplicar o shampoo.

Obs: É recomendado, no entanto, uma consulta com um dermatologista antes de utilizá-lo dessa forma, pois pode ocasionar irritações.

Benefícios do mel para a pele

Excelente hidratante caseiro, visto que pode atuar como cicatrizante na pele, auxiliando no tratamento de feridas e queimaduras.

Além disso, possui propriedades antioxidantes que garantem uma pele mais jovial e preservada.

Após o banho, aplique-o no corpo e no rosto, massageando bem, em seguida, deixe-o agir por uns 20 minutos e depois enxague bem.

Você terá como resultado, uma pele super nutrida e com muito brilho.

Benefícios do mel com leite

Dificuldade para dormir durante a noite? Pois bem, uma excelente receita para combater à insônia é o consumo de mel com leite.

É uma maravilha! Para ingerir, adicione uma colher (sopa) de mel em uma xícara de leite morno todas as noites e veja a diferença!

Benefícios do mel com limão

Benefícios do mel com limão-min

Para gripe e resfriado, nada melhor que uma bela combinação de mel com limão! Além de “acalmar” as vias aéreas e a região da garganta, diminuindo a irritação durante a tosse, ainda, possui propriedades anti-inflamatórias.

Dica: Na receita, adicione 2 colheres de mel em uma xícara contendo água fervida, em seguida, esprema 1 limão e beba o chá.

Benefícios do mel com canela

Não poderia haver uma dupla mais potente com ação antibacteriana e também antifúngica.

Juntos, eles auxiliam no tratamento de problemas do trato gastrointestinal, além de ainda aliviar dores nas articulações, ocasionadas por doenças como por exemplo, a artrite.

Esses são alguns exemplos do dia a dia de como o consumo do mel combinado com outros alimentos nos fornece excelentes medicamentos naturais, auxiliando no combate a fungos e bactérias.

Restrições sobre o consumo do mel

Mesmo diante de tantos benefícios, o uso do mel também oferece riscos, principalmente se for consumido exageradamente.

Se você tem problemas intestinais, pode ocorrer disfunção na flora intestinal devido a alta concentração de açúcares.

O consumo exagerado pode acarretar em um aumento glicêmico, favorecendo aumento de peso e afetando funções pancreáticas com o tempo.

Você sabe o que é butolismo? É uma doença causada por bactérias encontradas em recipientes utilizados para o armazenamento do mel. Devido a isso, o maior risco de consumo do mel é para crianças com menos de 1 ano, pois as complicações causadas por essa patologia pode levar a óbito!

É importante que o consumo do mel seja de forma equilibrada e dentro das necessidades calórica de cada um, por isso é bom sempre ter uma consulta com um nutricionista para saber mais com relação a inclusão do mel em nosso cardápio.

Dependendo das condições climáticas, solo e espécies de abelhas, as propriedades do mel podem variar, mas ainda assim, ele é uma fonte de alimento super indicada para adicionar a sua rotina alimentar.

Todas as informações apresentadas aqui são de caráter exclusivamente informativos. Não substituem de forma alguma a avaliação de um profissional especialista da área.